top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prefeitura de Varginha inaugura usina fotovoltaica com capacidade de 450 mil kWh por ano

  • gazetadevarginhasi
  • 27 de jun.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
A Prefeitura de Varginha inaugurou na quarta-feira (25), no bairro Padre Vitor, uma das maiores mini usinas públicas de geração de energia solar da região. Localizada em área anexa ao Estádio Municipal, a nova Usina Geradora de Energia Fotovoltaica marca um passo importante rumo à autossuficiência energética e ao compromisso da cidade com a sustentabilidade.
A estrutura, que teve as obras iniciadas em junho de 2024, durante a administração do prefeito Vérdi Leonardo Ciacci, conta com 420 módulos solares bifaciais de alto rendimento, com potência de 625 W cada, totalizando 262,5 kWp em corrente contínua. Sete inversores da marca WEG, com potência total de 200 W, compõem o sistema, que deve gerar cerca de 450 mil kWh ao ano. Toda essa energia será injetada no sistema elétrico da concessionária e distribuída para prédios públicos da cidade.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto inclui ainda a instalação de um cubículo de alta tensão, que além de atender a usina, resolverá uma antiga pendência de segurança elétrica no Estádio Municipal. Segundo Pedro Antônio Lopes Gazzola, diretor do Departamento de Geoprocessamento e do Parque de Iluminação Pública, os equipamentos têm garantia de 10 anos e vida útil estimada em 30 anos.
“As estruturas de solo foram feitas em aço galvanizado a fogo, com resistência ao vento de até 144 km/h, e dispostas em taludes horizontais. O sistema inclui drenagem de águas pluviais, gramado para contenção de erosões, iluminação em LED em toda a área, câmeras de monitoramento e baterias com autonomia de cinco horas”, detalhou Gazzola.
Para o prefeito Leonardo Ciacci, a inauguração é um marco para o futuro energético da cidade. “Estamos trabalhando para transformar Varginha em uma cidade inteligente, com geração própria de energia. Essa usina vai abastecer prédios públicos e contribuir para a economia e sustentabilidade do município”, afirmou. Ciacci destacou ainda que parte da energia será utilizada no aquecimento das piscinas do Parque Aquático da Semel, e há planos para alimentar o Hospital Bom Pastor com a energia gerada pela nova usina.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page