top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Do Estudo à Prática: Como a Capacitação Reduz Acidentes na Construção

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de jun.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de ago.

ree
Olá, queridos leitores!
A Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO), revisada recentemente pelo Ministério do Trabalho, estabelece diretrizes de segurança e saúde para o setor da construção civil. Além de exigir o cumprimento de boas práticas e medidas de prevenção, a NR 18 também determina cursos obrigatórios para os trabalhadores que atuam em atividades de risco, com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente. E por que os cursos da NR 18 são importantes?
A construção civil é um dos setores com maior índice de acidentes de trabalho no Brasil. Quedas de altura, choques elétricos, soterramentos e manuseio incorreto de equipamentos estão entre os principais riscos.
Em 2024, o Brasil registrou um total de 724.228 acidentes de trabalho. Desses, 74,3% foram acidentes típicos, 24,6% acidentes de trajeto e apenas 1% referem-se a doenças ocupacionais, o que revela a grande dificuldade em reconhecer as doenças relacionadas ao trabalho.
Os dados também indicam que a maioria dos acidentes (61,07%) resultou em afastamentos de até 15 dias. Outros 27,01% não geraram afastamento, e apenas 11,91% resultaram em afastamentos superiores a 15 dias. Além disso, a análise aponta uma concentração de acidentes em determinados estados e destaca setores e profissões mais vulneráveis, como a construção civil, o transporte e a saúde. (Fonte: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2025/abril/brasil-registra-maioria-dos-acidentes-de-trabalho-com-afastamentos-curtos).
Meu artigo apresentado na finalização da graduação em Engenharia Civil abordou sobre: DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2017 e 2018 RELACIONADO À CAPACITAÇÃO DOS OPERADORES DE MÁQUINAS PESADAS, nele o resultado foi surpreendente quando comparado aos treinamentos aplicados, demonstrando como a capacitação reduz os acidentes de forma considerável.
Os cursos previstos pela NR 18 são ferramentas essenciais para:
  • Reduzir acidentes e afastamentos.
  • Conscientizar trabalhadores e gestores.
  • Atender às exigências legais e evitar multas.
  • Promover a cultura de segurança nas obras.
Principais cursos exigidos pela NR 18
Integração de Segurança para Novos Trabalhadores
Quando realizar: No início da contratação.
Carga horária mínima: a carga horária mínima para os treinamentos começa a partir de 4 horas e conforme a complexidade dos assuntos abordados pode até atingir a carga horária de 120 horas, como é o caso do curso para operador de guindastes.
Conteúdo: Os conteúdos de cada curso deve ser analisados para atender cada necessidade e serem adequados para cada ocasião a que se destinou tal capacitação, mas podem e devem ser abordados os tópicos: Condições e meio ambiente de trabalho, uso de EPIs, procedimentos de emergência e riscos específicos do canteiro de obras, cursos de segurança na operação de máquinas e equipamentos, soldagem e cortes a quente, etc.
A realidade é que dentro da NR 18 existe uma infinidade de cursos que podem ser implementados, haja vista que o setor da construção abrange uma gama gigante de atividades diretas e indiretas. O profissional de TST deve estar atento às necessidades de capacitação de cada etapa da construção, e as etapas são diversificadas e longas, começando desde a aquisição do terreno até o uso da edificação, onde entra a NR 08 – Edificações (Já abordada em matérias anteriores).
Treinamento para Trabalho em Altura (NR 35)
Embora regido pela NR 35, é obrigatório no contexto da NR 18 para atividades realizadas acima de 2 metros e também o trabalho em Altura aparece nos trabalhos em estaleiros, na NR 34 CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, REPARAÇÃO E DESMONTE NAVAL.
Carga horária: 8 horas (mínimo).
Conteúdo: para trabalho em altura deve-se abordar o conteúdo mínimo exigido na NR 35.
Treinamento de Operadores de Máquinas e Equipamentos
Para trabalhadores que utilizam máquinas como gruas, elevadores de obra, betoneiras e plataformas elevatórias.
Conteúdo: deve atender as recomendações de conteúdo regidos na NR 12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS.
Importante: O curso deve ser específico para cada tipo de equipamento, já falamos lá na Coluna sobre as NR’s 11 e 12 sobre este assunto e volto a reforçar, não existe curso de NR para operar máquinas e sim normas que recomendam o curso específico da máquina a ser operada.
Treinamento para Montadores de Andaimes
Obrigatório para quem monta, desmonta ou modifica andaimes.
Carga horária mínima: 4 horas (segundo a NR 18).
Conteúdo: Tipos de andaimes, critérios de montagem segura, amarrações, estabilização e riscos associados.
Treinamento para Operações com Produtos Perigosos
Necessário quando há manuseio de produtos inflamáveis, explosivos ou perigosos em obra.
Deve seguir complementação da NR 20, conforme o tipo de produto.
Quem pode ministrar os cursos?
  • Instrutores qualificados e com conhecimento prático na área.
  • Empresas especializadas em SST, como a R-SARTO Treinamentos, que oferecem cursos atualizados e alinhados às exigências do Ministério do Trabalho. Oferecemos todos tipos de cursos necessários em canteiros de obra, inclusive o curso de MOPP – Movimentação de Produtos Perigosos no formato EaD para aqueles que irão transportar algum tipo de produto perigo dentro ou fora da obra.
  • Todos os treinamentos devem ser documentados, com certificados, listas de presença e conteúdo programático conforme normas vigentes e arquivado.

Capacitação contínua salva vidas
A capacitação não é um custo, mas sim um investimento em vidas, produtividade e conformidade legal. Empresas que priorizam a formação dos seus colaboradores constroem obras mais seguras, com menos passivos trabalhistas e maior credibilidade no mercado.
No canteiro de obras, cada capacete, cada luva e cada treinamento podem representar a diferença entre um dia normal de trabalho e um acidente grave. A NR 18 é mais que uma obrigação legal — é um compromisso com a vida.
Se precisar de mais informações ou ajuda para implementar esses treinamentos, estou aqui para ajudar! Segurança em primeiro lugar sempre!
Está precisando de capacitação no seu canteiro de obras? Consulte a R-SARTO Treinamentos e solicite um orçamento! (35) 99972-2265
ree

Por Rogério Sarto

Rogério Sarto - Engenheiro de Segurança do Trabalho -Pós graduado em Pavimentação e Restauração Rodoviária- Especialista em Máquinas Pesadas e Equipamentos - Proprietário R- Sarto Treinamentos e Engenharia

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page