top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Primeiros brasileiros competem nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, mas não avançam na estreia

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução

Na manhã desta terça-feira (10), os primeiros atletas brasileiros entraram em ação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, disputando a prova do sprint livre do esqui cross-country, tanto no feminino quanto no masculino, mas nenhum dos representantes do Time Brasil avançou além da fase classificatória.

Entre as mulheres, Eduarda Ribera, conhecida como Duda e participante da competição após ausência de eventos recentes, terminou na 72ª colocação com o tempo de 4min17s05, sendo a melhor sul-americana na prova classificatória. Logo atrás, Bruna Moura completou a disputa em 74º lugar com 4min22s07, também sem avançar às quartas de final.

No segmento masculino, Manex Silva, natural do Acre e que detém o recorde nacional no sprint livre após desempenho na Copa do Mundo em Oberhof, Alemanha, também foi eliminado na fase classificatória. Ele registrou 3min25s48, terminando na 48ª posição, sem se classificar para as etapas seguintes da prova.

No esqui cross-country sprint livre dos Jogos Olímpicos, apenas os 30 atletas mais rápidos avançam às quartas de final, critério que nenhum dos brasileiros conseguiu atingir na competição desta terça-feira.

A participação de Duda Ribera em Milão-Cortina marcou um retorno competitivo após destaque no Mundial de 2025, quando alcançou a melhor colocação já obtida por uma brasileira em provas de sprint em campeonatos mundiais — 68ª entre 121 competidoras.

Para Moura, a estreia nos Jogos Olímpicos representou um momento significativo após superar um grave acidente ocorrido às vésperas dos Jogos de Pequim 2022, que a impediu de competir naquela edição.

Com a participação de Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva nas provas desta terça-feira, o Brasil avança na programação de sua maior delegação da história nos Jogos de Inverno, composta por 14 atletas mais um reserva, que competem em modalidades como esqui alpino, skeleton, snowboard e bobsled entre os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 representam a 25ª edição do evento, reunindo mais de 2.900 atletas de 92 comitês olímpicos em 16 modalidades de neve e gelo. Esta será a 10ª participação consecutiva do Brasil em edições de inverno, com a maior delegação brasileira da história no evento esportivo.

Gazeta de Varginha

bottom of page