Projeto “Parque de Histórias” leva cultura e leitura a mais de 300 alunos em Timóteo
gazetadevarginhasi
há 5 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
O projeto “Parque de Histórias: Lendas e Encantos do Brasil”, idealizado pela contadora de histórias e arte-educadora Flora Manga, contemplou mais de 300 alunos da rede municipal de Timóteo, promovendo teatro, contação de histórias, capacitação de educadores e incentivo à leitura.
O espetáculo “Raízes indígenas: A lenda do Guaraná e Boitatá” já passou pela E.M. Clarindo Carlos de Miranda, no bairro Macuco, apresentando narrativas de origem indígena. Segundo Flora Manga, a encenação busca “compartilhar o patrimônio cultural dos povos originários, essa herança maravilhosa é um direito de todas as crianças”.
O cenário foi produzido pelo Grupo Giramundo, com design do boneco articulado do Boitatá assinado por Bia Apocalypse e a participação de Ana Fagundes, Israel Augusto e Clarice Rena, garantindo recursos cênicos que proporcionaram uma experiência interativa e marcante para crianças e educadores.
O projeto ainda será apresentado em mais três escolas municipais: Angelina Alves de Carvalho, MAMP e Novo Tempo.
Além das apresentações, foram ministrados workshops para educadores, com práticas coletivas e material de apoio, para que a contação continue após o término do projeto. Os encontros ocorreram na sede da Fundação Emalto, patrocinadora do projeto por meio da Lei Rouanet, que também apoia a iniciativa junto à comunidade local.
Outro destaque do projeto é o lançamento e distribuição do livro “A Lenda do Guaraná”, de Flora Manga, que já beneficiou mais de 200 pessoas e terá 1.000 exemplares distribuídos gratuitamente. Para a arte-educadora, “o objetivo primordial desse projeto é o incentivo à leitura e desenvolvimento do imaginário. As histórias sempre foram o veículo mais valioso de transmissão de saberes”.