Projeto Sesc Saúde do Homem oferece atendimentos gratuitos para prevenção em Varginha
gazetadevarginhasi
23 de jul.
2 min de leitura
Com o objetivo de ampliar o cuidado com a saúde masculina em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o projeto Sesc Saúde do Homem em Varginha, de 24 de julho a 27 de agosto de 2025, na Praça Getúlio Vargas. A ação oferece atendimentos gratuitos, especialmente para trabalhadores do comércio e seus dependentes, mas também para a comunidade em geral, conforme a disponibilidade de vagas.
O projeto, que já circula por todo o estado, utiliza uma unidade móvel equipada com dois consultórios, recepção, banheiro e recursos modernos, garantindo acessibilidade e atendimento humanizado.
Foco em cardiologia e prevenção
A maior ênfase do projeto é a prevenção de doenças cardiovasculares — como infarto e AVC —, que são as principais causas de morte entre homens em Minas. Também são realizados exames para câncer de próstata em casos indicados.
Como funciona?
O atendimento, feito por agendamento prévio com a prefeitura ou sindicato local, é dividido em três etapas:
1️⃣ Acolhimento e triagem: cadastro e coleta de informações clínicas
.2️⃣ Consulta de enfermagem: com exames de glicemia, colesterol, PSA (quando necessário), composição corporal, pressão arterial, frequência cardíaca e orientações de saúde (cerca de 20 minutos).
3️⃣ Consulta médica: avaliação dos resultados, eletrocardiograma e, se necessário, encaminhamento à rede pública (cerca de 20 minutos).
Além dos exames, a iniciativa inclui atividades educativas para estimular hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática de exercícios, redução do consumo de álcool e tabaco, prevenção de ISTs, sexualidade responsável e planejamento familiar. A distribuição de preservativos masculinos também faz parte da ação.
Quando e onde?📍 Praça Getúlio Vargas, Centro – Varginha📅 De 24/07 a 27/08/2025⏰ Segunda a sexta, das 7h às 17h📞 Informações:Sindvar – (35) 98863-3538Secretaria Municipal de Saúde – (35) 3690-2072Sobre as instituições
O projeto é uma iniciativa da Fecomércio MG, que representa cerca de 750 mil empresas no estado, e do Sesc em Minas, que há quase 80 anos atua em saúde, educação, cultura e lazer, com 38 unidades fixas e 13 móveis em Minas Gerais.
Comentários