top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prouni abre prazo de inscrição com bolsas integrais e parciais para 2026

  • gazetadevarginhasi
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura
Prouni abre prazo de inscrição com bolsas integrais e parciais para 2026
Divulgação
Começou nesta segunda-feira (26) as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).

Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, ter participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025, alcançar média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. O edital também proíbe a inscrição de candidatos que tenham participado do Enem como treineiros ou para fins de autoavaliação antes da conclusão do ensino médio.

Para efeitos de classificação e eventual pré-seleção, será considerada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos precisam atender a pelo menos um dos critérios relacionados à trajetória escolar ou condição específica. Podem se inscrever estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública; em escola privada como bolsistas integrais; ou de forma parcial entre rede pública e instituição privada, desde que na condição de bolsista integral ou parcial. Também são contemplados estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola privada, com bolsa parcial ou sem bolsa.

Além disso, pessoas com deficiência, conforme previsto na legislação, podem concorrer às bolsas. Professores da rede pública de ensino também podem participar, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso específico, não se aplica o limite de renda exigido aos demais candidatos.

No momento da inscrição, o estudante deve optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou às reservadas para políticas afirmativas, voltadas a pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Quanto aos critérios de renda, o MEC informou que, para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa da família.
Fonte: AgBrasil

Gazeta de Varginha

bottom of page