top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Detran-SP elimina teste de baliza e autoriza uso de carro automático na prova prática da CNH

  • gazetadevarginhasi
  • há 23 horas
  • 1 min de leitura
Detran-SP elimina teste de baliza e autoriza uso de carro automático na prova prática da CNH
Divulgação
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retirou o teste de baliza da prova prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os candidatos passam a poder realizar o exame utilizando veículos com câmbio automático. As novas regras entraram em vigor nesta segunda-feira (26).

Segundo o Detran-SP, as mudanças fazem parte da implantação de “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”. O órgão destaca ainda que as medidas têm como finalidade simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do cidadão durante o processo de habilitação.

Apesar da retirada da baliza, outros testes continuam obrigatórios durante a prova prática, como conversões à direita e à esquerda, condução segura, respeito à sinalização e uso correto da seta, entre outros procedimentos de avaliação.

As alterações fazem parte de um conjunto de mudanças recentes relacionadas à emissão e renovação da CNH. Uma das principais novidades implementadas anteriormente foi o fim da obrigatoriedade das aulas práticas em autoescolas.

Conforme as regras divulgadas no fim de 2025, o curso teórico passou a ser gratuito, com o conteúdo disponibilizado de forma digital pelo governo. Ainda assim, o candidato pode optar por aulas presenciais em centros de formação de condutores.

Outra mudança significativa diz respeito às aulas práticas. Antes, era obrigatória a realização de 20 horas de treinamento. Agora, o mínimo exigido é de duas horas, sendo facultado ao candidato frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.

Mesmo com as flexibilizações, para obter a CNH o candidato continua obrigado a realizar e ser aprovado em dois exames: o teórico e o prático.
Fonte: AgBrasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page