top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Pré-selecionados no Prouni devem comprovar informações até 5 de setembro

  • gazetadevarginhasi
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura
Pré-selecionados no Prouni devem comprovar informações até 5 de setembro
Divulgação
MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni para o 2º semestre de 2025.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), divulgou nesta sexta-feira (29) o resultado da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. Os estudantes que manifestaram interesse já podem consultar se foram pré-selecionados pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A lista de espera contempla candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por falta de formação de turma. Quem estiver entre os pré-selecionados deverá comprovar as informações prestadas na inscrição junto à instituição escolhida entre 29 de agosto e 5 de setembro. O processo poderá ser feito presencialmente ou por meio eletrônico, a depender das regras de cada instituição.

As faculdades devem disponibilizar em seus sites um campo específico para o envio da documentação. Caso não seja possível, a entrega deve ocorrer de forma presencial, em locais e horários regulares de funcionamento. Em todos os casos, a instituição é obrigada a emitir o comprovante de recebimento dos documentos, seja físico ou virtual.

A análise da documentação e o registro de aprovação ou reprovação do candidato, assim como a emissão do termo de concessão da bolsa, devem ser realizados pelas instituições participantes até 12 de setembro.

Segundo o edital nº 14/2025, as instituições que optarem por realizar processo seletivo próprio precisam comunicar formalmente os candidatos e informar com clareza os critérios adotados, que não podem ser mais rigorosos do que os aplicados aos demais estudantes. É vedada, ainda, qualquer cobrança de taxa para os participantes do Prouni.

Nesta edição, o MEC ofertou mais de 211 mil bolsas de estudo, sendo 118 mil integrais (cobertura total da mensalidade) e 93 mil parciais (cobertura de 50%). Ao todo, as oportunidades estão distribuídas em 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior em todo o país.

Entre os cursos com maior oferta de bolsas estão administração (13.774), direito (13.152), pedagogia (11.339) e educação física (8.939). Para medicina, foram ofertadas 1.159 bolsas, das quais 988 são integrais e 171 parciais.
Fonte: ME

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page