Quadrilha que impunha ‘tribunal do crime’ contra adolescentes é desarticulada em Cataguases
gazetadevarginhasi
há 3 minutos
1 min de leitura
fonte: o tempo
A Polícia Civil de Minas Gerais desarticulou, nesta sexta-feira (28/11), uma célula criminosa ligada a uma facção do Rio de Janeiro que atuava em Cataguases, na Zona da Mata. A Operação Vis Legis, realizada em conjunto com a Polícia Militar, cumpriu 40 mandados, incluindo prisões temporárias, buscas, apreensões de veículos e medidas de quebra de sigilo de dados. No total, 11 suspeitos foram detidos, cinco deles em flagrante.
As investigações apontam que o grupo tentava impor regras próprias em alguns bairros da cidade, como toque de recolher, intimidação de moradores e tentativas de impedir acionamento das forças de segurança. O esquema ficou evidente após um episódio ocorrido durante os jogos escolares, no dia 7 de novembro, quando adolescentes foram perseguidos e agredidos.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos organizaram um comboio, sequestraram dois menores e os espancaram com pedaços de madeira. Toda a ação foi gravada, reproduzindo um típico “tribunal do crime” com o objetivo de disseminar medo e consolidar domínio territorial.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam entorpecentes, munições, aparelhos celulares, balanças de precisão, anabolizantes e veículos utilizados pela quadrilha.
O delegado Giovane Dantas destacou a estrutura organizada do grupo, com divisão de funções e atuação coordenada. “A Operação Vis Legis representa a resposta do Estado. Não será tolerada qualquer tentativa de impor leis próprias, restringir a circulação de cidadãos ou intimidar a população”, afirmou.