top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Reconhecimento facial da PMMG leva à prisão de mil foragidos em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura
Reconhecimento facial da PMMG leva à prisão de mil foragidos em Minas Gerais
Divulgação
PMMG alcança mil prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial em todo o estado.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) atingiu a marca de mil prisões de foragidos da Justiça com o auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial, tecnologia que tem se tornado uma importante aliada no combate à criminalidade em todo o estado.

Entre os detidos estão pessoas com mandados de prisão por crimes graves, como tráfico de drogas, homicídio, roubo, estupro e violência doméstica.

Tecnologia a serviço da segurança
O sistema, utilizado desde o início de 2025, faz parte do programa de videomonitoramento inteligente “Olho Vivo”, que conta com câmeras instaladas em bases de segurança e áreas de grande circulação.

As imagens captadas são processadas em tempo real, sendo comparadas com o banco de dados da PMMG. Quando há coincidência facial com um foragido, a central aciona imediatamente as equipes de patrulhamento preventivo, que realizam a abordagem e efetuam a prisão.

O vice-governador destacou a eficiência da iniciativa:
“Este investimento em tecnologia, que já mostrou excelentes resultados durante o Carnaval, garante a retirada de infratores das ruas e reforça o compromisso do Governo de Minas com a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

Eficiência e inovação
Segundo o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, o uso da tecnologia representa um avanço no modelo de policiamento.

“O Sistema de Reconhecimento Facial funciona como uma patrulha cibernética, que amplia os olhares da segurança pública no estado. É uma ferramenta que torna o trabalho mais assertivo e com custo reduzido, já que foi desenvolvida pela própria PMMG”, destacou.

A tecnologia tem contribuído para aumentar a eficiência das operações, reduzir custos e promover um ambiente mais seguro para os mineiros, consolidando Minas Gerais como referência nacional no uso de inovação aplicada à segurança pública.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page