Rodada de negócios conecta indústrias nacionais a estrangeiras e gera oportunidades
gazetadevarginhasi
16 de mar. de 2023
2 min de leitura
Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
O último dia de atividades do 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) teve na última terça-feira (14/03), no Minascentro, em Belo Horizonte, um encontro de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras. O evento contou com a participação de representantes dos setores de educação, energia, metalurgia, mecânica, química e farmacêutica, rochas e minerais, tecnologia da informação & comunicação e eletroeletrônico, construção civil e mobiliário, gráficas, entidades e serviços.
Andreas Zumschlinge, da Parkstrom, que tem sede em Berlim, na Alemanha, esteve na rodada negócios e apresentou a pelo menos três empresas um software para operacionalizar a recarga de veículos elétricos. Zumschlinge disse que o contato com empresários, executivos e gestores permitiu prospectar futuros clientes e parceiros comerciais. “Esse encontro foi muito importante porque foi possível trocar informações e experiências no setor energético e o Brasil tem muitas possibilidades nessa área”. Quem destacou também a pertinência do evento foi Loredana Aresi, representante das Friem e Scame Brasil, ambas sediadas na Itália e com filiais em Atibaia, no interior de São Paulo. “Além dos painéis temáticos, foi muito interessante participar da rodada de negócios, que foi bem organizada e nos permitiu encontros além dos previamente agendados. Toda empresa conhecer o mercado e fazer parcerias”.
Gerente comercial da HVEX, Mateus Bustamante afirmou que o evento conectou a empresa a clientes estrangeiros, sobretudo da Alemanha e dos Estados Unidos, e de outros já conhecidos. HVEX atua no ramo de engenharia elétrica e está instalada em Itajubá, no Sul de Minas.
A Neuman & Esser foi representada na rodada de negócios pela engenheira de vendas da empresa, Paula Perfeito, que avaliou os encontros como produtivos por possibilitar conhecer potenciais clientes e fornecedores. “É fundamental reunir presencialmente para conhecer mais o mercado, novas tecnologias e soluções que podem ser oferecidas”, contou a engenheira, dizendo ainda que se reuniu com profissionais de sete empresas, entre estrangeiras e nacionais. A Neuman & Esser, que desenvolve equipamentos para a fabricação de hidrogênio verde, anunciou no último domingo (12) que vai investirá R$ 70 milhões para expandir sua planta industrial em Belo Horizonte.
No mesmo dia, a empresa recebeu a visita do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, do vice-chanceler e ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, e de outras autoridades brasileiras e alemãs que participaram no EEBA.
Comentários