Saúde lança novo edital do Mais Médicos com foco em áreas remotas e indígenas
gazetadevarginhasi
5 de mai.
1 min de leitura
Divulgação Foto: Rafael Atuchi/MS
Mais Médicos abre 3.174 vagas para reforçar atenção primária em regiões vulneráveis.
O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (2) novo edital do Programa Mais Médicos com 3.174 vagas. Serão 3.066 para 1.620 municípios e 108 para 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As inscrições começam na segunda-feira (5) e vão até 8 de maio.
Segundo o ministro Alexandre Padilha, o programa fortalece a Atenção Primária e facilita o acesso à média e alta complexidade por meio da integração dos dados no e-SUS APS. As vagas foram definidas com base no estudo Demografia Médica 2025, priorizando regiões mais vulneráveis e municípios de pequeno porte (75,1%).
Os médicos serão integrados às equipes de Saúde da Família, com atuação voltada ao acompanhamento direto da população. Os perfis aceitos incluem médicos com CRM no Brasil, brasileiros formados no exterior e estrangeiros habilitados, que devem passar pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).
O programa já conta com 24,9 mil médicos em 4,2 mil municípios, abrangendo 77% do território e assistindo mais de 63 milhões de brasileiros. Em dezembro, chegou a 601 médicos em DSEIs — maior número já registrado.
Com o cadastro reserva, lançado em março, 2.450 municípios e 8 DSEIs poderão agilizar a substituição de médicos sempre que houver necessidade.
Comments