Samu chega a mais cidades e Minas se aproxima de cobertura 100% nas urgências
gazetadevarginhasi
há 2 dias
2 min de leitura
Reprodução
O Governo de Minas Gerais deu mais um passo significativo para a ampliação da rede de atendimento em urgência e emergência no estado. Foram inauguradas, nesta segunda-feira (24/11), as novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional nos municípios de Fronteira e Pirajuba, localizados no Triângulo Mineiro. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), integra o esforço para qualificar a Atenção Primária e fortalecer a Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul.
Com a abertura dessas novas estruturas, Minas se aproxima da meta de alcançar 100% de cobertura estadual pelo Samu, o que deve ocorrer em 2026. As bases recém-inauguradas oferecem transporte adequado e atendimento de primeiros socorros ainda nas ambulâncias, garantindo assistência oportuna a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em casos graves como AVCs, infartos e traumas.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que a rapidez no atendimento pode ser decisiva entre a vida e a morte. “São casos como AVC, que podem ser tratados com medicamentos para evitar sequelas, infartos que, se tratados a tempo, permitem uma vida normal, e traumas graves que recebem atendimento oportuno, aumentando as chances de sobrevivência”, afirmou. Ele também ressaltou que o modelo de Samu consorciado, adotado em Minas Gerais, é uma referência nacional.
A previsão é que até dezembro de 2025 sejam inauguradas 17 novas bases na Macrorregião do Triângulo do Sul, completando a estrutura necessária para garantir cobertura total. Baccheretti afirmou que a população mineira poderá, em breve, contar com o atendimento pelo número 192 em todo o estado, com equipes preparadas para salvar vidas em qualquer ponto do território.
A superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, reforçou que a localização estratégica das novas bases permitirá respostas mais ágeis e eficazes em situações de urgência, além de aliviar os custos que os municípios arcavam sozinhos. “Com a possibilidade de custeio também do Governo de Minas, os municípios terão subsídio para um custo com o qual vinham arcando sozinhos, minimizando gastos e revertendo-os para outros serviços de saúde”, explicou.
Prefeitos dos municípios contemplados celebraram a chegada do serviço. Sérgio Paulo Campos, de Fronteira, considerou a inauguração uma “conquista histórica” para a cidade e região. Já Airton Alves, de Pirajuba, destacou que a nova base “salva vidas mais depressa, o que melhora muito a qualidade do atendimento oferecido à população”.
Comentários