top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

SBQ denuncia uso de fogo e ácido como forma de agressão: “Queimaduras também são violência”

  • gazetadevarginhasi
  • 13 de jun.
  • 1 min de leitura
SBQ denuncia uso de fogo e ácido como forma de agressão: “Queimaduras também são violência”
Divulgação
Campanha Junho Laranja alerta para queimaduras causadas por violência contra mulheres e pessoas trans.

Neste mês de junho, a campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), volta os olhos da sociedade para uma das formas mais cruéis de agressão: as queimaduras provocadas intencionalmente, por meio de fogo ou produtos químicos, como o ácido, geralmente em atos de violência contra mulheres e pessoas trans.

Embora sejam extremamente graves, muitos desses casos não são devidamente registrados nas unidades de saúde, o que dificulta não apenas o atendimento às vítimas, mas também o enfrentamento e mapeamento desse tipo de crime.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais é uma das instituições que apoiam a iniciativa e reforça a importância da denúncia e da atuação responsável das equipes de saúde. "Queimaduras causadas por agressões são crimes e precisam ser notificados. Os profissionais de saúde têm o dever legal de comunicar esses casos e garantir o acolhimento e proteção das vítimas", destaca a corporação.

A campanha também orienta que familiares, vizinhos e pessoas próximas denunciem sempre que houver suspeita. A Central de Atendimento à Mulher pode ser acionada gratuitamente pelo número 180.
Fonte: CBMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page