Secretária Alê Portela deixa Sedese temporariamente para retomar atividades na ALMG
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
fonte: o tempo
A deputada estadual licenciada Alê Portela (PL) deixou, a pedido, o comando da Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) para reassumir por alguns dias sua cadeira na Assembleia Legislativa. A exoneração foi publicada no Diário do Executivo nesta quinta-feira (20/11). Segundo sua assessoria, o retorno tem como objetivo apresentar projetos de lei e indicar emendas ao Orçamento.
Em nota, Alê afirmou que o período à frente da Sedese limita a produção legislativa, motivo pelo qual voltará à Assembleia para protocolar propostas consideradas essenciais para o mandato, além de garantir a destinação de recursos à sua base eleitoral em Belo Horizonte. Durante a estadia na Casa, ela também se reunirá com equipes e apoiadores para discutir estratégias para as eleições de 2026.
A expectativa é de que Alê volte ao governo nos próximos dias, embora sem data definida. A saída definitiva da Sedese deve ocorrer apenas no próximo ano, quando a deputada se desincompatibilizará para disputar o pleito.
A parlamentar está afastada do mandato desde junho de 2024, quando substituiu Elizabeth Jucá na Sedese. Na ocasião, Amanda Teixeira Dias (PL) assumiu a vaga, mas, após a eleição de Coronel Sandro (PL) para a prefeitura de Governador Valadares, Lincoln Drumond (PL) se tornou o suplente. No último ano, Alê também retornou brevemente à Assembleia para indicar recursos, já que, caso não reassuma, as emendas ficam sob responsabilidade do suplente.