top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Secretário de Obras de Varginha é exonerado após operação da Polícia Civil sobre uso irregular de máquinas públicas

  • gazetadevarginhasi
  • há 4 minutos
  • 2 min de leitura

ree

Secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos e coordenador da Defesa Civil de Varginha, Willian Gregório Grande que foi exonerado do cargo

Foto créditos: G1/EPTV Sul de Minas


O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos e coordenador da Defesa Civil de Varginha, Willian Gregório Grande, foi exonerado nesta terça-feira (18) após ser alvo de uma operação da Polícia Civil que investiga o uso indevido de máquinas pertencentes à Prefeitura. A ação, denominada “Mecanismo Cruzado”, apura o suposto emprego de equipamentos públicos em propriedades e empreendimentos particulares. Um dos mandados de busca e apreensão foi cumprido na residência do ex-secretário, no bairro Vila Barcelona. Um veículo dele também foi apreendido.

A Prefeitura informou que a exoneração foi tomada em comum acordo para permitir que Willian Grande apresente sua defesa sem comprometer a confiança da população na Administração Pública. Para ocupar o cargo, foi nomeado o engenheiro civil Marcelo Itamar Bocoli, servidor efetivo do município.

Willian Grande é servidor concursado desde 2008 e assumiu a Secretaria de Obras em junho de 2020, após período como interino. Ele já chefiou os setores de pavimentação, drenagem e terraplanagem.

ree

Engenheiro civil, Marcelo Itamar Bocoli, novo nomeado, e assumiu o cargo de Secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos

Foto: Créditos Blog do madeira


Operação Mecanismo Cruzado
A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em residências de servidores e em sedes de empresas que teriam sido beneficiadas pelas irregularidades. Também houve determinação de sequestro de bens e valores. Segundo as investigações, há indícios de que servidores públicos utilizavam tratores e outros maquinários da Prefeitura em serviços particulares, prática que viola os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As apurações seguem em sigilo, e novas diligências estão em andamento para identificação de todos os envolvidos.

Nota da Prefeitura de Varginha
A Administração Municipal informou que tomou conhecimento do cumprimento dos mandados relacionados ao inquérito policial PCNet 13908591 e que um dos endereços investigados é o do então secretário Willian Gregório Grande.

A Prefeitura afirma que já se colocou à disposição da Polícia Civil para colaborar integralmente com as investigações e reforçou seu compromisso com a transparência e o cumprimento rigoroso da lei.

Na nota, a gestão destaca que, embora reconheça os direitos constitucionais de defesa e contraditório, considera essencial preservar a confiança da população.

Por isso, em reunião entre o prefeito Leonardo Ciacci, o procurador-geral Evandro Santos e o secretário investigado, foi definida a exoneração de Willian Grande, com possibilidade de retorno ao cargo caso ele comprove inocência.

Fonte: G1 SUL DE MINAS


Gazeta de Varginha

bottom of page