Senadores brasileiros chegam aos EUA para negociar suspensão de tarifa de 50% sobre produtos nacionais
gazetadevarginhasi
28 de jul.
1 min de leitura
Neste domingo (27), os três últimos integrantes da comitiva do Senado Federal desembarcaram em Washington D.C. com o objetivo de negociar a suspensão do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos. Os senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) se uniram aos demais parlamentares brasileiros para uma reunião de alinhamento antes da intensa agenda diplomática que começa nesta segunda-feira (28).
No primeiro dia de compromissos, haverá um café da manhã de trabalho na residência oficial da embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti. O embaixador Roberto Azevêdo também estará presente. Na parte da tarde, estão previstas reuniões com líderes empresariais e representantes do Conselho Comercial Brasil-EUA, com foco nas tarifas, medidas de defesa comercial e legislação entre os países.
A delegação, composta por oito senadores, tem compromissos marcados até quarta-feira (30) com empresários brasileiros e americanos, em uma tentativa de reforçar os laços diplomáticos e alertar sobre os impactos econômicos das novas tarifas. Estima-se que cerca de 1,9 milhão de empregos estejam em risco, segundo estudo da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, presidida por Nelsinho Trad (PSD-MS).
Apesar das tentativas de diálogo, o governo norte-americano já confirmou que as tarifas de 50% entrarão em vigor no dia 1º de agosto, sem mais adiamentos. O governo brasileiro reforça que, nos últimos 15 anos, os EUA mantiveram um superávit de US$ 410 milhões na balança comercial com o Brasil, e defende que as economias dos dois países são complementares.
Comentários