SENAI e Fassa Bortolo criam curso inédito de tecnologia para construção civil em Minas
gazetadevarginhasi
31 de mar. de 2023
3 min de leitura
Fotos: Sebastião Jacinto Júnior
O SENAI Minas Gerais e a fabricante de argamassas Fassa Bortolo firmaram na última terça-feira (28) parceria para desenvolver em conjunto um curso de formação profissional inédito para o setor da construção civil, com foco no uso de equipamentos de projeção de revestimentos cimentícios, tecnologia que começa a despontar no país. A cooperação entre a instituição e a empresa foi oficializada em um evento na sede da FIEMG, em Belo Horizonte.
Voltado a profissionais experientes e iniciantes, a capacitação utilizará a tecnologia do Sistema Fassa Silo, que armazena, transporta, mistura e projeta argamassas com eficiência, qualidade e economia de materiais nos canteiros de obras.
Oportunidade
Para o diretor administrativo e de comunicação da Fassa Bortolo, Ivan Aliberti, o acordo com o SENAI vai oferecer ao mercado uma capacitação que envolve uma tecnologia de ponta. "A Fassa é uma empresa de 300 anos que encontrou no SENAI o parceiro com o DNA de formação profissional. Essa parceria cria sinergia positiva para trazer ao Brasil uma metodologia de construção que é muito importante para o país, que busca desenvolver eficiência produtiva", afirmou.
Aliberti vê com otimismo as possibilidades de expansão dos negócios da Fassa em Minas Gerais. “Nós escolhemos o estado para investir porque o mercado é muito interessante e tem demanda por construção de obras de infraestrutura", opinou.
"A Fassa é uma empresa tradicional e italiana que tem um produto de primeira qualidade que vai atender a construção civil. Com essa parceria, o SENAI vai capacitar trabalhadores para aplicar o produto que, além da parte estética, vai gerar uma economia para os construtores e agregar valor a obras em Minas e no Brasil. As inovações são bem-vindas em qualquer segmento", destacou René Wakil, vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Defesa e Segurança, que representou o presidente da Federação, Flávio Roscoe, na assinatura da parceria.
A capacitação
Os cursos serão ministrados no SENAI Paulo de Tarso (Via Expressa, 3220, em Belo Horizonte), conhecido como o “SENAI da Construção”. A unidade receberá um sistema Fassa Bortolo completo composto de silo, máquinas de transporte, mistura e projeção da marca italiana. A estrutura receberá também produtos da Fassa (argamassas e rejuntes) que serão utilizados no novo curso e nas atividades de formação profissional de assentamento e revestimento de alvenaria.
A princípio, serão ofertadas três turmas de 20 alunos até julho de 2023, sendo dois cursos de aperfeiçoamento, com carga horária de oito horas, e um de iniciação, de 16 horas. Os alunos regulares do SENAI inscritos no programa Trilhas do Futuro poderão também se inscrever no novo curso de forma avulsa.
Para o diretor regional do SENAI em Minas, Christiano Leal, o curso em sistemas de projeção cimentícia complementa a grade formativa oferecida pela instituição. "Estamos acompanhando o desenvolvimento tecnológico da construção civil brasileira", diz Leal, referindo-se aos sistemas e equipamentos que melhoram a equação de eficiência no canteiro de obras. "Com a expansão dessas tecnologias, as construtoras precisarão de profissionais especializados em sua operação", pontua. "Utilizado há anos na Europa, o Sistema Fassa Silo acelera a produtividade das construtoras", afirma Ivan Aliberti. "Ele permite o uso racional do espaço no canteiro de obras, evita o desperdício de material, aumenta a velocidade de aplicação e elimina o descarte das embalagens, um fator de sustentabilidade para o setor", observa.
"As construtoras que já utilizaram o sistema em Minas Gerais apontam ganhos de qualidade nas aplicações de rebocos e revestimentos e também na satisfação de seus colaboradores", diz Aliberti. "Os operários não precisam carregar peso no manuseio dos sacos de argamassa e podem trabalhar com o material na mistura ideal e homogênea, o que resulta em serviço feito com mais facilidade e qualidade".
Segundo o diretor da Fassa, atualmente, o Sistema Silo é empregado em cerca de 50 obras de construtoras na Região Metropolitana de Belo Horizonte, como na construção da Arena MRV, em BH, obra em que a Fassa Bortolo instalou seis de seus silos. A empresa é a fornecedora exclusiva de argamassas e rejuntes para o novo estádio de Belo Horizonte.
Parceria
O curso SENAI Fassa é resultado de um amplo acordo de colaboração assinado entre a FIEMG e a Fassa Bortolo durante o Minascon, realizado em novembro de 2022, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A Fassa começou a produzir argamassas e rejuntes em Matozinhos, em 2021. Considerada a mais moderna de seu segmento no Brasil, a unidade mineira é a primeira da Fassa fora da Europa, onde possui 18 fábricas.
Comentários