Servidor é alvo de operação por facilitar envio ilegal de migrantes para os EUA
- gazetadevarginhasi
- há 1 dia
- 1 min de leitura

A Polícia Federal (PF) investiga um servidor público acusado de integrar uma quadrilha que produzia documentos falsos para facilitar o envio irregular de migrantes aos Estados Unidos. A ação, chamada Operação Asylum, foi deflagrada nesta quinta-feira (27/11) como desdobramento da Operação Trinta Réis, que desde 2022 apura crimes de promoção de migração ilegal no Vale do Rio Doce.
Segundo a PF, boletins de ocorrência falsificados eram produzidos para evitar deportações na fronteira entre México e EUA. A fraude beneficiou pelo menos 65 pessoas, que conseguiram entrar no país de forma ilegal com suporte do esquema criminoso.
BOs falsos para evitar deportação
A investigação apontou que um contrabandista de pessoas do Vale do Aço, com o apoio de um servidor corrompido, obtinha boletins de ocorrência fraudulentos utilizados como justificativa para permanência nos EUA. O conteúdo desses documentos dava a entender que os migrantes eram vítimas de crimes no Brasil, o que permitiria solicitar asilo.
O celular do suspeito já foi periciado pela PF, revelando indícios da prática criminosa.
Mandados e bloqueio de bens
A Justiça Federal de Governador Valadares determinou o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Ipatinga e Tarumirim (MG) e em Novo Repartimento (PA). Também foi ordenado o sequestro de bens e valores do grupo, com limite de R$ 263 mil.
Crimes investigados
Os envolvidos podem responder por:
Promoção de migração ilegal
Inserção de dados falsos em sistema de informação
Falsidade ideológica
Corrupção passiva




![OC011025E Banner digital estático [Portal] vSenhor 728x90 px.png](https://static.wixstatic.com/media/4dd2d6_b2c96579eba34599ae6dc2053b663973~mv2.png/v1/fill/w_724,h_88,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/OC011025E%20Banner%20digital%20est%C3%A1tico%20%5BPortal%5D%20vSenhor%20728x90%20px.png)




Comentários