top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Serviços crescem acima do esperado em setembro, mas especialistas apontam perda de fôlego

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
O volume de serviços no Brasil registrou alta de 0,6% em setembro em relação a agosto, superando a projeção de 0,4% feita pelo mercado financeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa o oitavo mês consecutivo de avanço do setor, impulsionado principalmente pelo segmento de transportes, que cresceu 1,2%, e pelo de informação e comunicação, também com alta de 1,2%.
Na comparação com setembro de 2024, o setor avançou 4,1%, acumulando crescimento de 2,8% no ano e de 3,1% nos últimos 12 meses. O economista sênior do Inter, André Valério, explicou que o desempenho foi sustentado pela atividade turística e pelo setor audiovisual, mas alertou para sinais de perda de dinamismo. “Pelo lado da demanda, vemos as famílias mais restritas, com os serviços de alojamento e alimentação mantendo tendência de desaceleração no acumulado em 12 meses, o que também se observa nos serviços técnicos-profissionais, esses mais sensíveis às condições de crédito”, afirmou.
Entre julho e setembro, o setor de serviços cresceu 0,9%, abaixo do resultado do segundo trimestre (1,2%) e do mesmo período de 2024 (1,1%). “O setor deverá ter uma contribuição menor para o PIB do terceiro trimestre, que estimamos apresentar um recuo de 0,2% frente ao trimestre anterior”, acrescentou Valério.
Em relatório, a Genial Investimentos destacou que o setor continua demonstrando resiliência, mesmo em meio a um cenário econômico mais desafiador. “O resultado de setembro reforça a visão de que o processo de desaceleração da economia brasileira deve se dar de forma gradual. A atividade segue sustentada por um mercado de trabalho aquecido e pelas recentes medidas de estímulo à demanda”, avaliou a instituição.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page