Fraude no INSS: mais de 1 milhão ainda pode receber dinheiro de volta
- gazetadevarginhasi
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Mais de 1 milhão de pessoas que contestaram os descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda podem ser ressarcidos.
Segundo o instituto, esses segurados não aderiram ao acordo de devolução e podem buscar os canais de atendimento do INSS para ter o dinheiro de volta.
Desde a abertura do sistema, em maio, mais de 6,1 milhões de pessoas contestaram os descontos feitos pelas entidades associativas. Até agora, 3,7 milhões de aposentados e pensionistas já conseguiram reaver os recursos, em um total de R$ 2,5 bilhões.
Vale lembrar que, para receber os valores, o segurado que contestou algum desconto precisa aderir ao acordo de devolução pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.
O acordo permite que aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos recebam os valores de volta sem necessidade de ação judicial. A adesão é gratuita e dispensa a apresentação de documentos extras.
Na última semana, o governo prorrogou por mais três meses o prazo para contestação, estimando que cerca de 3 milhões de pessoas ainda não procuraram o INSS para reaver os recursos. O prazo agora vai até 14 de fevereiro de 2026.
"Observou-se que havia um contingente que, por desinformação ou porque ainda não teve tempo, não pediu o dinheiro de volta. Então houve esse consenso de que era melhor ampliar por mais três meses", afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Como contestar os descontos?
Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com sua conta gov.br.
Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. O app exibirá quais associações realizaram descontos entre 2020 e 2025.
Marque se autorizou ou não cada desconto.
Informe telefone e e-mail.
Declare que os dados são verdadeiros.
Envie a solicitação. A entidade tem até 15 dias úteis para responder.
Como aderir ao acordo de devolução?
Acesse o app Meu INSS e faça login.
Vá em “Consultar pedidos” e clique em “Cumprir exigência”.
Abra o último comentário, leia atentamente, selecione “Aceito receber” e confirme.
Clique em “Enviar”.
A adesão também pode ser feita presencialmente em agências dos Correios.


