Singapura aprova punição com vara de cana para golpistas em nova lei contra crimes cibernéticos
gazetadevarginhasi
10 de nov.
1 min de leitura
fonte: R7
Em resposta ao aumento expressivo das fraudes digitais, Singapura alterou sua legislação penal para permitir punições físicas a golpistas. A nova lei prevê de seis a 24 chibatadas com vara de cana, dependendo da gravidade do crime, e integra a estratégia do governo para conter os delitos cibernéticos, que se tornaram o tipo mais comum no país.
Segundo dados do NHK World - Japan, mais de 51 mil golpes foram registrados em 2024, resultando em prejuízos de cerca de US$ 840 milhões (aproximadamente R$ 4,48 bilhões). O número representa um aumento de 70% em relação ao ano anterior.
A punição se aplicará a integrantes de quadrilhas, recrutadores e até colaboradores que fornecem chips de celular ou contas bancárias para fraudes. Além disso, o governo também aumentou as penas para a divulgação não autorizada de conteúdo sexual e de dados pessoais de servidores públicos, com o objetivo de reforçar a privacidade online.
De acordo com a ministra das Relações Exteriores, Sim Ann, os tribunais poderão aplicar punições alternativas em casos menos graves, mas os crimes considerados mais sérios continuarão a ter a aplicação obrigatória de chibatadas.
Comentários