top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o Projeto Sesc Saúde do Homem

  • Foto do escritor: Elisa Ribeiro
    Elisa Ribeiro
  • há 1 dia
  • 4 min de leitura

Divulgação
Divulgação
Iniciativa oferece serviços gratuitos com objetivo de ampliar o cuidado com a saúde masculina em Minas Gerais

Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da saúde, o Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, promove o projeto Sesc Saúde do Homem. Uma iniciativa que busca contribuir efetivamente para a prevenção de doenças cardiovasculares entre a população masculina, especialmente os trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e seus dependentes. A ação também é aberta ao público em geral, mediante vagas disponíveis.
Por meio de uma Unidade Móvel adaptada, o projeto idealizado pelo Sesc em Minas circula por diversas regiões do estado., incluindo a capital, região metropolitana e interior A proposta é oferecer, gratuitamente, atendimentos especializados, de rotina, mediante agendamento prévio com parceiros locais, ajudando a reduzir a demanda reprimida por exames e diagnósticos.
 
FOCO EM CARDIOLOGIA
 
A principal frente de atendimento do projeto está voltada para a cardiologia, uma vez que as doenças do aparelho circulatório, como Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), lideram as causas de morte entre os homens no estado. Além disso, também são realizados exames relacionados ao câncer de próstata em pacientes sintomáticos, conforme orientações do Ministério da Saúde.
 “Nosso maior objetivo é ampliar o acesso da população masculina a serviços de assistência à saúde, de forma gratuita e qualificada, atendendo tanto os trabalhadores do comércio e seus dependentes quanto a comunidade em geral, sempre com um olhar humanizado. Além disso, queremos fortalecer a educação sobre o tema e promover a prevenção como o melhor caminho para a qualidade de vida”, afirma o Presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato. 
 
FLUXO DE ATENDIMENTO
 
O fluxo de atendimento ocorre com agendamento prévio pelos parceiros formais (prefeituras e sindicatos locais), não havendo programação de atendimento por demanda espontânea. Após o agendamento, os pacientes passam por três etapas principais:
1. Acolhimento e Triagem
Realizado por um enfermeiro, com cadastro e coleta de dados clínicos.
2.  Consulta de Enfermagem
Inclui exames como teste de glicemia capilar, perfil lipídico, PSA (quando indicado), análise da composição corporal, aferição da pressão arterial, batimentos cardíacos, frequência respiratória, saturação de oxigênio e orientações em saúde. Duração aproximada: 20 minutos.
3.  Atendimento Médico
Consulta com avaliação dos resultados e realização de eletrocardiograma (ECG). Se necessário, o paciente é encaminhado à rede de saúde municipal. Duração aproximada: 20 minutos.
 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
 
A educação em saúde é um dos pilares do projeto, com ações que visam promover hábitos saudáveis e prevenir doenças, como:
  • Alimentação equilibrada e controle de peso;
  • Atividade física regular;
  • Redução do uso de álcool, tabaco e outras substâncias; • Prevenção de ISTs e incentivo à sexualidade responsável;
  • Planejamento familiar.
 
Além disso, o projeto solicita parceria com os municípios para a distribuição gratuita de preservativos masculinos, reforçando o compromisso com a prevenção.
 
DURAÇÃO E ESTRUTURA DO PROJETO
 
Cada edição do projeto tem duração média de 35 dias corridos, sendo cerca de 20 dias úteis de atendimento em cada município. A unidade móvel funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A estrutura do caminhão inclui dois consultórios, recepção externa, banheiro e equipamentos modernos, além de acessibilidade.
Para solicitar a presença da Unidade Móvel Sesc Saúde do Homem em seu município, sindicatos, prefeituras e empresários podem acessar o site do Sesc em Minas neste link. 
 
SOBRE A FECOMÉRCIO MG E O SESC EM MINAS
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias
Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
 
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
 
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio.  Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
 
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
 
 
SERVIÇO
Unidade Móvel Sesc Saúde do Homem em Varginha
 
Quando: 24/07 a 27/08/2025
Onde: Praça Getúlio Vargas, Centro. Varginha. 
Público que será atendido: Trabalhadores do comércio direcionados pelo Sindicato do Comércio de Varginha e pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Varginha. 
Informações: Sindvar – (35) 98863-3538 
Secretaria Municipal de Saúde – (35) 3690-2072 
 

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page