Sul de Minas tem 57 amostras classificadas para segunda etapa do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2025
gazetadevarginhasi
17 de out.
2 min de leitura
Fonte: g1
O Sul de Minas se destaca novamente entre as principais regiões produtoras de café do estado. A Emater-MG divulgou nesta quinta-feira (16) a lista dos 271 classificados para a segunda etapa do 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, com 57 amostras da região entre as finalistas.
Nesta edição de 2025, o concurso recebeu 1.847 amostras, sendo 191 da categoria Café Natural e 80 da categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A nota mínima de classificação foi de 85 pontos, de um total de 100, conforme a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA).
Assim como no ano passado, as Matas de Minas lideraram a lista com 172 amostras classificadas, seguidas pelo Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas.
Primeira fase
As análises sensoriais da primeira etapa foram realizadas em setembro, em Boa Esperança (MG). O processo, coordenado pelo provador Gilmar Cabral, envolveu a degustação de mais de 10 mil xícaras de café.
Próximas etapas
Os produtores classificados devem entregar uma nova amostra de 2 quilos do mesmo lote até 30 de outubro em qualquer escritório da Emater-MG. O envio deve ser acompanhado da mesma ficha de inscrição usada na primeira fase, sem necessidade de novo cadastro.
A segunda fase de análises ocorrerá de 10 a 14 de novembro, no Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O júri, formado por oito especialistas, selecionará as 40 melhores amostras, sendo 20 em cada categoria.
A etapa final está marcada para 24 de novembro, em Belo Horizonte, quando serão definidos os campeões regionais e o melhor café de Minas Gerais de 2025. A premiação será realizada durante uma cerimônia em dezembro, também na capital.
Comentários