Taxa de alfabetização avança no Sul de Minas e supera meta nacional com destaque para Passos, Poços e Varginha
gazetadevarginhasi
23 de jul.
2 min de leitura
Reprodução
As principais cidades do Sul de Minas apresentaram avanços expressivos na alfabetização de crianças no segundo ano do Ensino Fundamental, superando a meta nacional de 63,2%. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2023 e 2024, mais de 70% dos alunos dessa etapa nas maiores cidades da região foram considerados alfabetizados.
Passos lidera os resultados na região, com 86,2% das crianças alfabetizadas, um crescimento de 20,7 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Poços de Caldas também teve um avanço significativo: saltou 21,3 pontos percentuais, chegando a 79,4%.
Varginha registrou 71,5% de alunos alfabetizados em 2024, após um aumento de 20,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Já Pouso Alegre, embora tenha atingido 70,5%, foi a cidade com o menor crescimento: 11,6 pontos percentuais.
Todas essas cidades integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada a garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados até o fim do 2º ano do ensino fundamental. A meta contempla habilidades como leitura de palavras, compreensão de frases e interpretação de pequenos textos.
Gestores educacionais das cidades avaliam que os resultados positivos são fruto do investimento em materiais pedagógicos, capacitação de professores e políticas de recomposição das aprendizagens, especialmente para as crianças que iniciaram a vida escolar durante a pandemia.
“Esses alunos avaliados em 2024 estavam na educação infantil durante o período pandêmico, ou seja, não vivenciaram a aprendizagem de forma presencial. Sabemos que isso impacta negativamente no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita. Estamos lidando com os efeitos da pandemia e correndo atrás do prejuízo, como todo o país”, explica Daniela Tiburcio, supervisora pedagógica de Pouso Alegre e articuladora regional do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada.
Comentários