top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Tebet defende aumento de impostos para os mais ricos e cortes em benefícios fiscais

  • gazetadevarginhasi
  • 9 de jul.
  • 1 min de leitura
ree
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu nesta terça-feira (8) a necessidade de aumentar os impostos pagos pelos mais ricos no Brasil. Em audiência na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Senado, ela afirmou que “nunca se conseguiu mexer com o andar de cima”, grupo ao qual ela própria diz pertencer.
“Já mexemos muito com o andar de baixo, gente. Nunca se conseguiu mexer com o andar de cima, ao qual eu pertenço”, declarou Tebet.
Segundo a ministra, é preciso promover justiça tributária, aumentando a contribuição de quem paga pouco ou quase nada atualmente. Ela citou exemplos de contribuintes que pagam apenas 3% ou 4% e disse que deveriam contribuir pelo menos com 10%.
“Se isso não for justiça tributária, se isso for discurso de esquerda, eu que nunca fui de esquerda tenho que me considerar de esquerda”, completou.
Tebet também criticou os gastos tributários, que somam cerca de R$ 580 bilhões por ano, ou seja, valores que o governo deixa de arrecadar para incentivar setores econômicos. Ela sugeriu um corte de 5% nesses benefícios, o que poderia gerar R$ 20 bilhões em novas receitas.
Ela ainda ponderou que os benefícios constitucionais não seriam alterados e que cortes lineares não são ideais, mas admitiu que, diante do quadro atual de injustiça, poderiam ser considerados como alternativa emergencial.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page