top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TJMG realiza edicao do Cejusc Itinerante em Uberlandia com servicos gratuitos e conciliacoes

  • gazetadevarginhasi
  • 25 de set. de 2025
  • 2 min de leitura
TJMG realiza edicao do Cejusc Itinerante em Uberlandia com servicos gratuitos e conciliacoes
Ação foi realizada na Escola Municipal Professor Nelson Bonilha, em parceria com a Prefeitura municipal (Crédito: Divulgação / TJMG)
Cejusc Itinerante realiza mais de 7 mil atendimentos em Uberlândia com apoio de parceiros.

A Comarca de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, recebeu no último dia 20/09 uma edição do projeto “Cejusc Itinerante”, promovido pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local e a Prefeitura Municipal.

O evento foi realizado na Escola Municipal Professor Nelson Bonilha, no bairro Residencial Pequis, dentro do projeto “Prefeitura Presente”. Durante o dia de atividades, foram prestados mais de 7 mil atendimentos, incluindo emissão de segunda via de documentos, orientações jurídicas, exames de DNA, doação de mudas, cursos e sessões de conciliação envolvendo demandas como pensão alimentícia, divórcio, guarda e questões de vizinhança.

Diversas instituições estiveram presentes, entre elas o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública (DPMG), a OAB-MG, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Instituto Mãos Solidárias, além de órgãos municipais e estaduais, universidades e associações locais. Aproximadamente 500 voluntários participaram das ações, que também incluíram a limpeza do bairro Pequis em alusão ao Dia Mundial da Limpeza.

Autoridades como o desembargador Roberto Ribeiro de Paiva Júnior, representando o TJMG, o juiz coordenador do Cejusc de Uberlândia, Carlos José Cordeiro, a juíza do TRE-MG Kênia Suzete Baía Ferreira Heilbuth, o prefeito Paulo Sérgio Ferreira e o vice-prefeito Vanderlei Pelizer participaram do evento.

Para o desembargador Roberto Ribeiro de Paiva Júnior, o projeto representa um avanço no acesso à cidadania: “É uma conquista da sociedade mais carente e vulnerável, que muitas vezes tem dificuldade de acessar serviços públicos essenciais”.

O juiz Carlos José Cordeiro também avaliou positivamente a iniciativa: “Vários casos foram resolvidos na hora, outros receberam encaminhamento. Foi um sucesso, com sensação de dever cumprido e possibilidade de fazer ainda mais”.

O prefeito Paulo Sérgio Ferreira destacou a aproximação entre poder público e comunidade: “Estamos mostrando que a finalidade dessas ações é melhorar a vida das pessoas. Elas estão nos bairros, então temos que estar nos bairros, à disposição da população”.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page