TRT-MG inaugura Cejusc-JT em Pouso Alegre para ampliar conciliação trabalhista no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
5 de jun.
2 min de leitura
Divulgação
TRT-MG inaugura Cejusc-JT em Pouso Alegre e amplia acesso à Justiça do Trabalho no Sul de Minas
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), desembargadora Denise Alves Horta, inaugurou na tarde desta quarta-feira (4/6) o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A cerimônia, realizada na sede da Justiça do Trabalho local, contou com a presença de autoridades do município, magistrados, advogados, servidores, imprensa e da população.
A solenidade foi marcada pela execução do hino nacional pela Banda da Polícia Militar e pelo descerramento da placa e corte simbólico da fita, com a participação do prefeito Coronel José Dimas da Silva Fonseca. Esta é a terceira unidade do tipo instalada no interior de Minas Gerais, após as inaugurações em Montes Claros e Coronel Fabriciano.
Durante o discurso, a presidente do TRT-MG destacou a importância da descentralização dos centros de conciliação trabalhista. “A descentralização dos Cejuscs corrobora a missão da nossa instituição, que é realizar Justiça no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania”, afirmou Denise Alves Horta. Ela ressaltou ainda o papel estratégico de Pouso Alegre, cidade com a maior economia da região, como fator determinante para a instalação do novo centro, e adiantou que a próxima unidade será inaugurada em Juiz de Fora.
O 1º vice-presidente do TRT-MG e coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec), desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, também reforçou a relevância da instalação. “O Centro aqui instalado vai melhorar as estatísticas e a produtividade da região. Conciliando mais, julgamos menos”, afirmou, lembrando que a conciliação reduz custos, agiliza o recebimento de créditos trabalhistas e desafoga o Judiciário.
Segundo dados da Justiça do Trabalho, a jurisdição de Pouso Alegre registrou 4.705 ações trabalhistas em 2024, com 2.105 processos ainda pendentes de solução. Para o presidente da 24ª Subseção da OAB-MG, Bruno Henrique Moreira Marques, o Cejusc representa um avanço significativo. “O Cejusc-JT diminui o número de processos que serão instruídos, acelera o pagamento ao reclamante e facilita a resolução dos conflitos pelo devedor, evitando as consequências de um processo longo”, avaliou.
As atividades no Cejusc de Pouso Alegre terão início na próxima quarta-feira (11/6), com a realização da primeira audiência de conciliação. Estão previstas 18 audiências por semana, sempre às segundas, terças e quartas-feiras. A unidade será coordenada pela juíza Liza Maria Cordeiro, com apoio dos juízes supervisores Fábio Gonzaga de Carvalho e Victor Luiz da Silva.
Segundo a juíza coordenadora, a nova estrutura atende a uma demanda crescente na região. “Temos um volume processual alto e uma cultura de conciliação bem sedimentada, o que favorece muito esse trabalho. A conciliação é o futuro da Justiça. Ela traz celeridade e resultados mais eficazes”, afirmou.
Comentários