top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Trump anuncia redução de tarifas sobre café, mas não cita o Brasil

  • gazetadevarginhasi
  • 12 de nov.
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende reduzir tarifas sobre as importações de café, mas sem mencionar diretamente o Brasil, principal fornecedor do produto para o mercado americano. A declaração foi feita nesta terça-feira (11), durante entrevista à Fox News.
“Vamos reduzir algumas tarifas do café. Vamos permitir que entre um pouco de café [no país]. Vamos resolver tudo isso muito rápido, facilmente. É cirúrgico. Mas os custos estão bem mais baixos”, afirmou Trump, sem apresentar detalhes sobre os países que seriam beneficiados.
A medida ocorre em meio a negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, deve se reunir ainda nesta semana com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no Canadá, durante a reunião ministerial do G7.
Nos Estados Unidos, os consumidores sentiram um aumento de quase 21% nos preços do café no varejo em agosto, na comparação anual. As tarifas impostas pela própria administração Trump são apontadas como um dos fatores que agravaram a alta dos preços.
Atualmente, o Brasil lidera o fornecimento de café aos EUA, mas o setor vem sendo impactado desde que o governo americano impôs uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, incluindo carne, pescados e o próprio café. Em outubro, durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump reconheceu que os EUA estão “sentindo falta” de produtos brasileiros afetados pelas tarifas, citando o café como um dos principais.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page