Varginha é destaque em Simpósio Regional de Doação de Órgãos promovido pela OPO Sul de Minas
gazetadevarginhasi
28 de out.
2 min de leitura
Reprodução
Nesta última sexta-feira, dia 24, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul de Minas promoveu, em Alfenas, um importante Simpósio voltado para as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) da região, atualmente denominadas e-DOT.
O evento teve como objetivo integrar as equipes envolvidas no processo de doação e transplante de órgãos, promover a troca de experiências e reforçar a importância da conscientização sobre o tema.
O termo DOT, além de fazer referência às Comissões, também se relaciona de forma mais ampla aos conceitos de “doação” e “transplante”, destacando iniciativas como a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo) e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que modernizam e fortalecem o processo de captação e destinação de órgãos no país.
Participaram do encontro representantes de diversos municípios do Sul de Minas, entre eles Varginha, Alfenas, Lavras, Itajubá, São Lourenço e Passos. Cada cidade apresentou as ações desenvolvidas ao longo de 2025, com foco na melhoria dos índices de doação e na ampliação das campanhas de conscientização.
Ao final do evento, foram entregues prêmios de reconhecimento às instituições e cidades que mais se destacaram nas iniciativas voltadas à causa.
Alfenas foi homenageada com um troféu de agradecimento pela cessão do espaço para realização do Simpósio.
Passos recebeu o prêmio pelo maior número de protocolos de doação de órgãos efetivamente concluídos, enquanto Varginha, representada pelo Hospital Bom Pastor (HBP), foi agraciada com o prêmio de “Destaque em Eventos para o Público Leigo”.
O Hospital Bom Pastor, que tem se tornado uma referência na região, realizou mais de 15 ações ao longo do ano, com o intuito de levar informações e promover a conscientização sobre a importância da doação de órgãos para diferentes públicos.
“O resultado tem sido positivo, principalmente na abordagem das famílias”, destacou a diretora do HBP, Rosana de Morais, ressaltando a evolução das campanhas e o fortalecimento da sensibilização social.
O presidente da Fundação Hospitalar do Município de Varginha, Edson Menegueli, conhecido como Alemão do Café, também comemorou o desempenho da equipe e o reconhecimento alcançado. “Estamos muito felizes com o resultado e isso só nos motiva a planejar um 2026 mais cheio de novidades ainda”, afirmou.
O prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, também fez questão de registrar seu agradecimento e reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
“Agradeço ao Alemão do Café pelo apoio incondicional diante dos desafios e ao empenho de toda a equipe pela causa nobre de ajudar ao próximo”, ressaltou o chefe do Executivo, destacando o compromisso do município com ações que salvam vidas e fortalecem o sistema de saúde regional.
Comentários