Último dia para cafeicultores se inscreverem no concurso de cafés especiais de Minas Gerais
gazetadevarginhasi
há 1 dia
2 min de leitura
Divulgação
Prazo termina hoje para inscrições no 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais.
Termina nesta sexta-feira (5/9) o prazo para os cafeicultores de Minas Gerais se inscreverem no 22º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, a maior e mais tradicional competição dedicada exclusivamente aos cafés especiais produzidos no estado. Realizado pela Emater-MG, o concurso é gratuito e aberto a cafés Arábica da safra 2025.
As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento da ficha disponível no site www.emater.mg.gov.br. O formulário impresso, junto com a amostra do café concorrente, deve ser entregue no escritório local da Emater-MG. O regulamento completo, com instruções sobre envio e envio das amostras, também está disponível no portal da instituição.
Categorias e avaliação
Cada produtor pode inscrever uma única amostra em uma das duas categorias: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Os cafés devem atender a critérios como tipo 2 (até quatro defeitos), peneira 15 ou superior e teor de umidade entre 10% e 12%.
As amostras passarão por avaliações físicas e sensoriais conduzidas por uma comissão de especialistas e degustadores experientes em concursos nacionais e internacionais. Apenas cafés que atingirem no mínimo 85 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA) avançarão para as fases seguintes.
Premiação
Os cafés serão classificados por regiões produtoras: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Serão premiados os melhores de cada região e categoria, a cafeicultora mais bem pontuada, o produtor certificado pelo programa Certifica Minas Café com melhor desempenho, e os primeiros colocados associados a cooperativas do Sistema SicoobCrediminas. O grande campeão estadual será o produtor com a maior pontuação entre todos os inscritos. A cerimônia de premiação está prevista para dezembro.
Histórico e parceiros
Na edição de 2024, o concurso recebeu 1.406 amostras de 146 municípios mineiros. O vencedor estadual foi Onofre Alves Lacerda, de Espera Feliz (Matas de Minas), com 92,7 pontos na categoria Café Natural, tornando-se o primeiro bicampeão do concurso.
O evento é promovido pela Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e Conselho Nacional do Café (CNC), com patrocínio do Sistema SicoobCrediminas e do Supermercado Verdemar.
Comentários