top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Alunos visitam Fórum de Santa Rita do Sapucaí em atividade do TJMG

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 hora
  • 2 min de leitura
Alunos visitam Fórum de Santa Rita do Sapucaí em atividade do TJMG
Divulgação
Santa Rita do Sapucaí recebe alunos do Ensino Médio em atividade educativa no Fórum da Comarca.

Cerca de 20 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sanico Telles participaram, nesta quarta-feira (3/12), de uma visita educativa ao Fórum Doutor Arlette Telles Pereira, na Comarca de Santa Rita do Sapucaí. A iniciativa reforça o compromisso do Judiciário mineiro com a educação cívica e com a aproximação da Justiça junto à comunidade.

A atividade teve como objetivo apresentar aos estudantes aspectos da área jurídica, além de fornecer informações sobre o funcionamento das Secretarias, gabinetes, salas de audiência e demais ambientes do Fórum. A ação integra o programa “Conhecendo o Judiciário”, criado pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e organizado pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp).

Durante a visita, os jovens, de 15 a 17 anos, foram acompanhados pelo juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, João Paulo Santos da Costa Cruz; pelo gerente de Secretaria do Juizado Especial, Jaider Ribeiro Brandão; e pela servidora Rosseane Costanti Ribeiro do Vale.

Além de conhecer a rotina forense e os trâmites internos das Secretarias, os estudantes visitaram salas de audiências, assessorias e gabinetes. Um dos momentos de destaque ocorreu no Salão do Júri, onde o juiz João Paulo Cruz compartilhou sua trajetória pessoal e profissional — desde o início dos estudos até o exercício da magistratura — e esclareceu dúvidas sobre o universo jurídico.

O magistrado também explicou a dinâmica dos júris populares, o andamento de procedimentos, além de abordar a atuação da advocacia e do Ministério Público. “É muito bom poder passar nossa experiência, principalmente para os jovens, em uma conversa aberta, na qual os estudantes se sentem à vontade para expor seus questionamentos”, afirmou.

Ao final, o juiz destacou ainda a importância da leitura e dos estudos na formação dos jovens. Esta foi a quarta visita de alunos de Santa Rita do Sapucaí ao Fórum da Comarca.
Fonte: TJMG

Gazeta de Varginha

bottom of page