top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Anvisa barra tônico capilar com promessa de “minoxidil” e apreende cosméticos irregulares

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 hora
  • 1 min de leitura
Anvisa barra tônico capilar com promessa de “minoxidil” e apreende cosméticos irregulares
Divulgação
Anvisa suspende tônico capilar e apreende cosméticos e saneantes irregulares.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (8/12), a suspensão imediata do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, produzido pela empresa Gammour Professional Ltda – ME.A decisão inclui proibição de fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso, além do recolhimento de todas as unidades disponíveis no mercado.

O motivo é que o produto, registrado como cosmético, traz no rótulo alegações terapêuticas semelhantes às do medicamento Minoxidil, ao afirmar que “estimula o crescimento capilar, barba, cabelo e bigode”. Como o princípio ativo é de uso exclusivamente medicinal, a prática configura irregularidade sanitária.

Outro item alvo da fiscalização é o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, fabricado por Douglas Rafael Oliveira da Silva (CNPJ 23.464.671/0001-09). Sem registro na Anvisa, o produto será apreendido e também está proibido de ser comercializado, distribuído, divulgado, fabricado e utilizado.

A Agência reforça que o Minoxidil é um medicamento e deve ser empregado apenas com orientação médica. De acordo com a RDC 529/2021, a substância não é permitida em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Sabô Ageless e Maquiagem Capilar Bangna
A Anvisa ainda determinou a apreensão de todos os cosméticos das marcas Sabô Ageless e Bangna (Maquiagem Capilar). De empresas desconhecidas, os produtos estavam sendo fabricados e comercializados sem qualquer registro.

Saneantes irregulares
Também serão apreendidos o produto Acta BTI, vendido como larvicida biológico e de origem não identificada, e todos os saneantes da empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda.Nenhum deles possui registro sanitário obrigatório, levando à proibição da fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso.
Fonte: Anvisa

Gazeta de Varginha

bottom of page