Anvisa recolhe suavizante para tatuagem e produtos automotivos irregulares
gazetadevarginhasi
16 de set.
1 min de leitura
Divulgação
Anvisa suspende suavizante para tatuagem e proíbe solução automotiva irregular.
A Anvisa determinou o recolhimento de todos os lotes do produto Spil Tattoo Spray Suavizante Corporal, fabricado pela Baston Industria de Aerosseis Ltda., após identificar que, embora registrado como cosmético, ele apresenta função farmacológica. Segundo a Agência, produtos com ação farmacológica, como anestesicos topicos, devem ser regularizados como medicamentos.
A medida suspende a comercializacao, distribuicao, fabricacao, propaganda e uso do produto, conforme os incisos I e II do artigo 12 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 907/2024, que estabelece que cosméticos não podem indicar benefícios terapeuticos.
A Anvisa também ordenou o recolhimento dos produtos Solução Chassi QX1 e Solução Automotiva, da empresa Quimitex Industria e Comercio de Produtos Quimicos Ltda., proibindo igualmente sua comercializacao, distribuicao, fabricacao, propaganda e uso. A medida se deve ao fato de que os produtos não possuem registro na Anvisa como saneantes.
A Agencia alerta que produtos sem registro, notificacao ou cadastro não garantem eficacia, seguranca e qualidade, podendo oferecer riscos à saude da populacao. Por isso, a utilizacao desses produtos é desaconselhada.
Denuncias de produtos irregulares podem ser feitas por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento da Anvisa (0800 642 9782). É recomendado fornecer todas as informacoes disponiveis, incluindo nome do produto e fabricante, local de aquisicao e, se possivel, uma amostra do item irregular.
Comentários