top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Anvisa suspende próteses mamárias e glúteas de fabricante chinês por risco à saúde

  • gazetadevarginhasi
  • 29 de jul.
  • 1 min de leitura
Anvisa suspende próteses mamárias e glúteas de fabricante chinês por risco à saúde
Divulgação
Anvisa suspende uso e comercialização de próteses mamárias e glúteas de fabricante chinês.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (28/07), a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de próteses mamárias e glúteas, bem como de seus provadores, fabricados pela empresa chinesa Shangai Dong Yue Medical Health Product Co. Ltd. Os produtos são importados para o Brasil pela empresa Parts Import Comércio de Importação e Exportação Ltda.

A medida foi adotada após inspeção sanitária na linha de produção da fabricante chinesa, que identificou 47 irregularidades classificadas como de risco “maior” e “crítico”, em desacordo com as Boas Práticas de Fabricação (BPF) exigidas para produtos de saúde. A Anvisa alertou que os problemas encontrados comprometem a qualidade e a segurança dos produtos eventualmente enviados ao Brasil.

Foram suspensos todos os lotes, a partir de 1º de maio de 2025, dos seguintes itens:
  • Prótese glútea ISD
  • Prótese mamária ISD texturizada
  • Provadores para prótese mamária ISD texturizada
  • Provadores para prótese glútea ISD

Consideradas dispositivos médicos sensíveis, as próteses exigem controle rigoroso de produção. A Anvisa orienta que pacientes que tenham recebido implantes desses produtos consultem seus médicos para acompanhamento.

A decisão foi publicada na edição de 25 de julho de 2025 do Diário Oficial da União, por meio da Resolução RE nº 2.822. Confira o documento na íntegra: Diário Oficial
Fonte: Anvisa

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page