Assassino confesso de Marielle será transferido para a Papuda, em Brasília
gazetadevarginhasi
há 56 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
O condenado pela morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, Ronnie Lessa, será transferido de São Paulo para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A decisão atende a um pedido da defesa feito há um ano e meio, que alegava isolamento e privação de alimentação no presídio onde ele está atualmente.
Lessa está na Penitenciária Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra, a “P1” de Tremembé, escolhida inicialmente pela Secretaria de Administração Penitenciária como o local mais adequado para custodiar o réu. A defesa chegou a solicitar que ele fosse levado para a “P2”, presídio conhecido por abrigar detentos de maior notoriedade, mas o pedido não avançou.
Uma vistoria da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República apontou que o local não atendia às condições necessárias para o acordo de delação premiada firmado por Lessa, no qual ele revelou informações sobre os mandantes do crime ocorrido em 2018. Entre as condições apresentadas por ele para colaborar estava a transferência para um presídio estadual mais próximo de sua família, no Rio de Janeiro.
Sem possibilidade de mudança dentro de São Paulo, a defesa solicitou a transferência para Brasília, onde a Papuda possui área destinada a réus vulneráveis e ex-policiais militares. O pedido foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, embora ainda não haja data definida para a transferência, que dependerá de logística das secretarias estaduais responsáveis.
No complexo brasiliense também cumpre pena Élcio de Queiroz, outro condenado pelo caso Marielle e primeiro a firmar delação com a Polícia Federal, apontando Lessa como autor dos disparos.