Autonomia da Uemg é tema de audiência pública na Assembleia de Minas
gazetadevarginhasi
9 de set. de 2025
1 min de leitura
Divulgação - Arquivo ALMGFoto: Willian Dias
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta quarta-feira (10/9), às 9h, no Auditório José Alencar, uma audiência pública para discutir a autonomia universitária e os riscos à manutenção da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
O debate foi motivado pela possibilidade de federalização da instituição, prevista entre as medidas de adesão do Estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Em maio, o governador Romeu Zema (Novo) enviou à ALMG um pacote de projetos para viabilizar o abatimento da dívida mineira.
Entre eles, o Projeto de Lei (PL) 3.738/25 prevê a transferência da gestão e dos ativos da Uemg para a União. Já o PL 3.733/25 autoriza a venda ou repasse de mais de 300 imóveis pertencentes ao Estado.
A proposta tem gerado forte reação. Em julho, estudantes, docentes e servidores administrativos denunciaram que o governo estaria se aproveitando do debate sobre o Propag para extinguir a universidade e repassar seu patrimônio.
Além da audiência, a comunidade acadêmica organiza para a tarde desta quarta um ato público em defesa da Uemg.
Estão confirmadas as presenças da reitora Lavínia Rosa Rodrigues, do vice-reitor Thiago Torres Costa Pereira, de representantes da Associação dos Docentes da Uemg (Aduemg), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes), da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Comentários