top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

BH celebra 128 anos com plantio de mais de 5 mil mudas de árvores em ação ambiental

  • 10 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
A Prefeitura de Belo Horizonte marcou o aniversário de 128 anos da capital com uma grande mobilização ambiental: o plantio de 5.504 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em diferentes regiões da cidade. A ação integra a política municipal de ampliar áreas verdes e fortalecer a preparação da cidade diante dos efeitos das mudanças climáticas.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a iniciativa faz parte da meta anual de 50 mil novos plantios. Segundo o Arvorômetro — ferramenta pública que acompanha, em tempo real, a arborização do município — BH já ultrapassa 47 mil mudas plantadas somente em 2025.
As espécies utilizadas são provenientes do viveiro da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), responsável pela produção e seleção das árvores distribuídas pela cidade.
Ações de destaque
Entre as atividades realizadas, chamou atenção o mutirão no Parque Fernando Sabino, na Pampulha, onde foram plantadas 3 mil mudas em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A mobilização reuniu servidores, voluntários e representantes da instituição financeira.
Outra frente importante começou na Estrada do Sanatório, no Bairro Granja Werneck, com o plantio de 1.904 mudas. A área, antes degradada, está sendo revitalizada e transformada na chamada Rota das Flores — projeto que reúne órgãos públicos, estudantes e lideranças comunitárias para recuperar o espaço e estimular educação ambiental.
Com as ações, Belo Horizonte avança na meta de tornar a cidade mais arborizada, reforçando o compromisso com sustentabilidade, qualidade de vida e planejamento urbano.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page