BH tem sete regionais em alerta de risco geológico após chuvas intensas
15 de dez. de 2025
1 min de leitura
fonte: o tempo
Após mais um dia de chuva forte registrado neste domingo (14), Belo Horizonte entrou em alerta para risco geológico em sete das dez regionais. Segundo a Defesa Civil municipal, a condição é válida até esta terça-feira (16), mas pode ser prorrogada conforme o volume de chuvas.
De acordo com o órgão, há risco geológico forte nas regionais Oeste, Noroeste e Leste. Já as regionais Venda Nova, Pampulha e Centro-Sul estão sob risco moderado. O alerta é emitido quando o volume de chuva atinge 50 milímetros ou mais em 48 horas, no caso de risco moderado, e 70 milímetros ou mais em 72 horas, para risco forte.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta à saturação do solo e a sinais de perigo, como rachaduras em imóveis, inclinação de postes ou árvores, trincas em muros e aparecimento de água barrenta. Em caso de identificação desses indícios, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Situações de emergência devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
No fim do domingo, as regiões Noroeste, Leste e Hipercentro já haviam registrado mais de 10% de todo o volume de chuva esperado para o mês de dezembro. A média climatológica prevista para o período é de 339,1 milímetros.
Comentários