top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Bolsonaro e Lula despontam como os principais influenciadores do eleitorado de Belo Horizonte na corrida pela prefeitura deste ano, seguidos por Kalil e Zema.

  • 10 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

foto: JAIR AMARAL/EM/D.A/PRESS

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são os principais nomes políticos capazes de impactar a decisão dos eleitores de Belo Horizonte na disputa pela prefeitura. Segundo dados da segunda rodada da pesquisa DATA TEMPO sobre o cenário eleitoral em BH, se as eleições ocorressem hoje, 26,9% dos eleitores estariam inclinados a votar no candidato a prefeito apoiado por Bolsonaro, enquanto 24,8% seriam influenciados pela indicação do petista. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos.
O apoio de Lula e Bolsonaro é considerado mais significativo do que o de outras figuras políticas com atuação em Minas. De acordo com a pesquisa, 18,2% dos entrevistados apontaram o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) como o principal influenciador eleitoral, enquanto 14,9% citaram o governador do Estado, Romeu Zema (Novo).
Para chegar a esses resultados, a pesquisa solicitou que os entrevistados escolhessem apenas um dos quatro apoiadores mencionados em uma lista predefinida.
De acordo com a análise da cientista social e analista de pesquisa do DATA TEMPO, Bruna Assis, a influência de Lula e Bolsonaro na eleição de Belo Horizonte ainda reflete a polarização ideológica observada durante a campanha presidencial de 2022.
“Quando falamos de polarização, estamos nos referindo à identificação com discursos, valores e visões de mundo distintas. Esse é um aspecto delicado e difícil de negociar para qualquer pessoa, e, por isso, a mobilização observada em 2022 pode se refletir na disputa municipal, à medida que os próprios candidatos abordem esses aspectos em suas campanhas, buscando mobilizar as bases expressivas dos representantes do Executivo federal”, analisa a especialista.
De olho no potencial de transferência de votos, o deputado estadual Bruno Engler (PL) expressou seu interesse em contar com o apoio de Bolsonaro durante a campanha para prefeito. No mês passado, o pré-candidato afirmou em entrevista a O TEMPO que, se não fosse pelo apoio do ex-presidente, ele “nem sequer teria candidatura”. Engler ocupa o terceiro lugar na pesquisa DATA TEMPO, com 10,2% das intenções de voto.

Por sua vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro já demonstrou sua intenção de atuar como cabo eleitoral de candidatos do PL em todo o país. No Estado, ele deu início a essa empreitada pessoalmente no início deste mês, durante uma viagem ao Triângulo Mineiro. Em 3 de abril, ele lançou as pré-candidaturas do ex-vereador Samir Cecílio (PL) e do deputado estadual Caporezzo (PL), que devem concorrer às prefeituras de Uberaba e Uberlândia, respectivamente.

Quanto a Lula, ele tem mantido uma certa distância das movimentações eleitorais em Belo Horizonte. Mesmo após o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Rogério Correia (PT), que acumula 8,8% das intenções de voto, o ex-presidente ainda não indicou se pretende fazer campanha por ele, nem mesmo no primeiro turno.

Nos bastidores, há entendimento de que o atual presidente deve manter uma certa distância do pleito, uma vez que outros partidos da base aliada na capital também lançaram pré-candidatos à prefeitura.

Metodologia
A pesquisa DATA TEMPO realizou 1.200 entrevistas domiciliares entre 26 e 30 de março. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Sempre Editora e registrada no TRE-MG sob o número 02336/2024.
Fonte: O Tempo

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page