Brasil, Argentina e Paraguai reforçam cooperação contra crimes de propriedade intelectual digital
gazetadevarginhasi
1 de ago.
2 min de leitura
Troca de informações para combater pirataria e proteger a propriedade intelectual na internet foi o tema do encontro promovido pelo MJSP. Reunião contou com a participação de autoridades da União Europeia, da Argentina e do Paraguai. Foto: ilustração
Autoridades do Brasil, Argentina e Paraguai se reuniram em Brasília nesta quarta (30) e quinta-feira (31) para intensificar a cooperação no combate aos crimes contra a propriedade intelectual no ambiente digital. O encontro foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com participação de cerca de 30 representantes e apoio da iniciativa AL-Invest Verde DPI, da União Europeia.
De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o objetivo é criar uma rede de inteligência que atue coordenadamente em nível regional contra sites piratas. “Estamos criando uma verdadeira rede que permite uma resposta em nível mundial para derrubar esses sites e mudar essa realidade no campo digital”, afirmou. Sarrubbo também destacou a importância da integração entre órgãos públicos nacionais e forças internacionais.
O encontro foi conduzido pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) e pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Senasp, em parceria com a EUIPO, que busca fortalecer os direitos de propriedade intelectual no Mercosul.
O diretor da Diopi, Rodney da Silva, frisou que a iniciativa reforça a cooperação internacional em investigações cibernéticas, principalmente no enfrentamento ao crime organizado. “Esse conhecimento e essa aproximação também permitem dar mais agilidade para a troca de dados sobre os alvos investigados e sobre o modus operandi dessas organizações criminosas”, afirmou. Ele concluiu destacando a meta de realizar operações conjuntas no futuro.
Comentários