Brasil se consolida como quinto maior exportador mundial de limao
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
Divulgação
Brasil se torna o quinto maior exportador mundial de limão, diz USDA.
O Brasil consolidou-se como um dos cinco maiores exportadores de limão no mundo, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Nos seis primeiros meses de 2025, o país embarcou 106,7 mil toneladas, um recorde histórico e crescimento de 18,17% em relação ao mesmo período de 2024.
O principal exportador mundial continua sendo o México, seguido por Turquia, África do Sul e Egito. O relatório destaca que o limão brasileiro tem se tornado referência em qualidade, tamanho e sabor, especialmente no Reino Unido, enquanto a Holanda mantém-se como o maior importador da fruta brasileira.
No Brasil, a produção é dominada pela variedade Tahiti, que representa 97% do total produzido. A cadeia produtiva é formada majoritariamente por pequenos e médios agricultores, com propriedades de até 25 hectares. O limão Tahiti é um híbrido de limão persa e limão amargo, caracterizado por casca verde espessa, ausência de sementes e tamanho grande, qualidades valorizadas nos mercados internacionais. A fruta também mantém a cor verde vibrante por mais tempo, fator que aumenta seu apelo comercial.
Apesar do crescimento, o relatório observa que, em comparação à indústria da laranja, a produção de limão no Brasil é menos estruturada, o que limita o processamento em larga escala. Nos últimos dez anos, a produção brasileira de limão cresceu 47%, atingindo 1,72 milhão de toneladas, conforme dados do IBGE.