top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novo programa CNH do Brasil já atrai 7,4 milhões de usuários em três dias de lançamento

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura
Novo programa CNH do Brasil já atrai 7,4 milhões de usuários em três dias de lançamento
Divulgação Foto: Marcio Ferreira/MT
Aplicativo permite requerimento digital, curso teórico gratuito e acompanhamento completo até os exames presenciais, reduzindo custos e simplificando acesso à habilitação.

O lançamento do programa CNH do Brasil, ocorrido na última terça-feira (9), já registrou 7,4 milhões de usuários no aplicativo, segundo dados do Ministério dos Transportes. Todos os estados e o Distrito Federal registraram acessos, com São Paulo liderando o ranking, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Mais de 270 mil pessoas já iniciaram o curso teórico gratuito disponível na plataforma.

O novo modelo permite que o candidato abra o requerimento pelo celular e faça o curso teórico online, oferecido em diferentes formatos, como textos, vídeos, podcasts, simulados, banco de questões e materiais complementares. Toda a capacitação pode ser acompanhada pelo aplicativo até o dia da prova teórica presencial no Detran. A iniciativa busca democratizar o acesso à CNH, reduzindo custos que, em alguns estados, chegam a R$ 5 mil, podendo haver economia de até 80% do valor total.

O programa também prevê novidades como a renovação automática para condutores sem infrações, o uso da CNH digital sem necessidade da versão impressa e a redução de 40% nos custos de exames médico e psicotécnico.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem CNH, e outros 30 milhões têm idade para obtê-la, mas não iniciam o processo devido a barreiras econômicas e burocráticas.

O ministro Renan Filho destacou a importância da iniciativa: “O volume de acessos e de pessoas fazendo o curso teórico é prova de que o modelo anterior era excludente. Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de melhores condições de vida”, afirmou.
Fonte: Ministerio Transportes

Gazeta de Varginha

bottom of page