Campanha do TSE incentiva jovens a tirar o título de eleitor para 2026
- gazetadevarginhasi
- há 1 minuto
- 2 min de leitura

Ação “Votar é a nossa cara” quer mobilizar adolescentes de 15 a 17 anos a participar das próximas eleições, com apoio de artistas e influenciadores.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, no dia 3 de novembro, a campanha “Votar é a nossa cara”, voltada a incentivar jovens de 15 a 17 anos a tirarem o título de eleitor e participarem ativamente das Eleições Gerais de 2026.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que a iniciativa busca estimular o exercício da cidadania, mesmo que o voto nessa faixa etária ainda seja facultativo.
“É uma atitude que vai além de participar do processo eleitoral: é assumir o poder de fazer as próprias escolhas e ajudar a escrever a história do país”, afirmou a ministra.
A campanha tem foco nas redes sociais da Justiça Eleitoral e conta com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além da colaboração voluntária de artistas e influenciadores populares entre os jovens — entre eles, o DJ Alok e os comunicadores Mítico e Igão, do podcast Podpah.
Quem pode participar
De acordo com a Constituição Federal, o voto é facultativo para quem tem entre 16 e 17 anos. Contudo, jovens que completam 16 anos até 4 de outubro de 2026, data das próximas eleições, já podem solicitar o título agora.
Como tirar o título de eleitor
O alistamento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais (ou de outros estados), com documento de identidade e comprovante de residência.
Também é possível fazer o pedido pela internet, acessando o portal do TSE ou do TRE-MG:
Clique em “Serviços eleitorais” e depois em “Autoatendimento Eleitoral”;
Escolha a opção “Título Eleitoral” → “Tire seu título eleitoral”;
Preencha os dados e envie os arquivos solicitados:
Foto do rosto;
Selfie segurando o documento de identidade;
Cópia do documento de identificação;
Comprovante de residência atualizado.
Atenção: quem fizer o pedido online deve comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias para o cadastro da biometria. Só então o título será emitido.
O documento poderá ser acessado no aplicativo e-Título ou impresso pelo próprio Autoatendimento Eleitoral.
Fonte:TREMG


