top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Cardeal Robert Prevosti é eleito novo Papa e se torna o primeiro pontífice norte-americano

  • gazetadevarginhasi
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura
Nesta quinta-feira (8), o Colégio dos Cardeais anunciou o nome do novo líder da Igreja Católica: Robert Francis Prevosti, de 69 anos, nascido em Chicago, foi eleito Papa após duas rodadas de votação no Conclave e tornou-se o primeiro pontífice norte-americano da história. Com a tradicional fumaça branca subindo às 11h45 na Capela Sistina, o mundo ouviu o “Habemus Papam!” que marca o início de um novo pontificado.
Prevosti recebeu 90 dos 133 votos possíveis, superando o mínimo necessário de dois terços, conforme as regras do documento Universi Dominici Gregis. A eleição, realizada em tempo recorde, ocorreu no segundo dia de Conclave, mesmo com o maior número de cardeais eleitores da história recente.
O novo Papa sucede a Francisco, falecido há 17 dias em decorrência de um AVC. O pontificado de Francisco durou 12 anos e ficou marcado por reformas e pela aproximação com periferias e jovens. Sua morte encerra uma era de transformação e humanização da Igreja.
Robert Prevosti, agora Papa Robert I, é doutor em Teologia pela Universidade de Notre Dame e foi ordenado sacerdote em 1983. Trabalhou durante décadas em comunidades pobres de Chicago, promovendo projetos sociais e diálogo entre religiões. Nomeado arcebispo em 2018 e cardeal em 2021 por Francisco, é conhecido por sua postura moderada, foco em justiça social e defesa dos migrantes.
As reações foram imediatas. O presidente dos EUA, Joe Biden, celebrou a escolha como “uma oportunidade de renovação dos valores cristãos de solidariedade”. O cardeal Angelo Sodano afirmou que a eleição representa “o sopro do Espírito Santo”. Fiéis lotaram a Praça de São Pedro em Roma, agitando bandeiras dos EUA e cantando em festa.
O novo pontífice celebrará sua Missa Inaugural no domingo, 11 de maio, na Basílica de São Pedro. Entre os primeiros desafios de seu pontificado estão a revisão das finanças do Vaticano, o diálogo inter-religioso e a convocação de um novo consistório ainda este ano.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page