top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Carro invade mercado de Natal, mata cinco pessoas e deixa outras 200 feridas na Alemanha

Reprodução
O número de vítimas do atropelamento em um mercado de Natal em Magdeburgo, Alemanha, subiu para cinco mortos e mais de 200 feridos, anunciou neste sábado o chefe de Governo da região de Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff.
"Perdemos cinco vidas. E há mais de 200 feridos, vários em estado grave e muito grave.

É uma dimensão que nenhum de nós pode imaginar", declarou Haseloff ao lado do chefe de Governo da Alemanha, Olaf Scholz, que expressou preocupação com quase 40 feridos em estado grave e condenou a "terrível catástrofe" ocorrida na noite de sexta(20).

Um motorista em um carro avançou e atropelou um grande grupo de pessoas na sexta-feira, 20, em um mercado de Natal na cidade de Magdeburg, no leste da Alemanha. A cidade de Magdeburg, que fica a oeste de Berlim, é capital do Estado de Saxônia-Anhalt e tem cerca de 240 mil habitantes.
No fim da noite, o governador confirmou que o motorista foi preso. Ele foi identificado como um médico saudita de 50 anos, que chegou à Alemanha em 2006. O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse ontem que a pessoa detida agiu sozinha.

O atropelamento ocorreu um dia após o oitavo aniversário de um ataque semelhante a um mercado de Natal em Berlim. Em 19 de dezembro de 2016, um extremista islâmico atropelou uma multidão de frequentadores com um caminhão, deixando 13 mortos e ferindo dezenas de pessoas. O homem fugiu, mas foi morto dias depois em uma troca de tiros na Itália.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, disse no fim do mês passado que não havia indícios concretos de perigo para os mercados de Natal este ano, mas era sensato ficar vigilante.

O chanceler alemão afirmou na rede X que "as notícias de Magdeburg sugeriam o pior". "Meus pensamentos estão com as vítimas e seus entes queridos. Estamos ao lado delas e de todos os moradores de Magdeburg. Meus agradecimentos a todos os serviços de emergência nessas horas difíceis", escreveu Scholz, que também agradeceu os socorristas que trabalhavam no local.
Friedrich Merz, o candidato a chanceler pelo partido conservador União Democrata-Cristã (CDU), favorito para substituir Scholz depois de um voto de desconfiança, na semana passada, disse estar triste com as notícias de Magdeburg. "Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Gostaria de agradecer a todos os serviços de emergência que cuidaram dos feridos no local", disse.

Logo após o atropelamento em Magdeburg, a emissora alemã MDR informou que outro mercado de Natal na cidade de Erfurt, na região central da Alemanha, teve de ser esvaziado às pressas.
Eles informam que a decisão havia sido uma medida de precaução e não haveria ainda "nenhuma evidência concreta de qualquer perigo" aos frequentadores.

Fonte: O Tempo.

Commentaires


bottom of page