Carro premium usado ou um popular 0 km? O que saber antes de comprar
- gazetadevarginhasi
- 16 de out.
- 2 min de leitura

Quando um carro popular é lançado, é comum pensar: “Por esse preço, prefiro um carro usado mais luxuoso” ou até sonhar com um importado. Mas será que vale a pena trocar um veículo 0 km por um seminovo, muitas vezes chamado de “resto de rico”?
A principal vantagem do usado é que ele pode oferecer acabamento mais refinado, pacote de itens de série mais completo, maior segurança, desempenho superior e, claro, status, se for um modelo premium ou importado. No entanto, alguns fatores devem ser cuidadosamente avaliados antes da compra.
IPVA e seguro
O IPVA de um carro usado ou zero-quilômetro de mesmo valor é o mesmo, pois a alíquota (em Minas Gerais, 4%) incide sobre o valor da tabela Fipe.
Já o seguro auto apresenta diferenças importantes: em geral, veículos mais novos têm prêmio menor, ou seja, pagam menos pela proteção. Seminovos de luxo, especialmente importados de baixo volume, podem ter dificuldade para serem segurados.
Manutenção
A manutenção é o maior desafio de um carro de luxo usado. Mesmo que o preço de compra esteja no mesmo patamar de um popular 0 km, o custo de reparos e peças permanece mais alto.
Itens de desgaste natural, como pastilhas e discos de freio, podem custar muito mais em veículos premium. Além disso, a mão de obra especializada também é cara, e peças podem ser difíceis de encontrar.
“Nada mais caro do que um importado barato”, resume o risco de investir em um seminovo de luxo.
Dicas para quem ainda quer comprar
Se a ideia é adquirir um carro de luxo usado, alguns cuidados podem reduzir problemas futuros:
Laudo cautelar ou vistoria especializada: garanta que um mecânico conhecedor do modelo avalie o veículo.
Cotação de seguro e pesquisa de peças: verifique preços e disponibilidade de itens básicos.
Oficina especializada: certifique-se de ter acesso a mecânicos que conheçam o modelo desejado.






Comentários