Caso de transfobia em academia de Contagem segue para Justiça após indiciamento
gazetadevarginhasi
há 38 minutos
1 min de leitura
Divulgação
PCMG conclui investigação e indicia mulher por injúria transfóbica em academia de Contagem.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu a investigação sobre um caso de transfobia ocorrido em 11 de novembro deste ano em uma academia no bairro Eldorado, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma mulher de 49 anos foi indiciada por injúria transfóbica, crime equiparado à injúria racial.
A vítima, de 22 anos, compareceu à unidade policial para relatar o caso e registrar o boletim de ocorrência, dando início ao inquérito. Durante a apuração, a polícia realizou diligências, ouviu cinco testemunhas e submeteu imagens do local a análise pericial.
O laudo emitido pela perícia confirmou que a suspeita proferiu ofensas de cunho transfóbico. A mulher, acompanhada de sua advogada, compareceu à delegacia, mas utilizou o direito constitucional de permanecer em silêncio durante o depoimento.
O delegado responsável, Marcus Monteiro, destacou que crimes motivados por identidade de gênero são tratados com rigor pela instituição:“Condutas discriminatórias motivadas pela identidade de gênero configuram crime de transfobia, equiparado ao crime de racismo, conforme entendimento do STF.”
Com a conclusão das investigações, o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário para as próximas etapas do processo.