Caso Thainara: família pede afastamento de promotor e aponta “atuação duvidosa e de blindagem”
17 de dez. de 2025
2 min de leitura
fonte: itatiaia
A família de Thainara Vitória, jovem de 18 anos que morreu dentro de uma viatura policial em 14 de novembro de 2024, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, pediu o afastamento do promotor de Justiça Guilherme Heringer, responsável pelo caso. A solicitação recebeu apoio da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
O tema foi abordado durante uma entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (16) pelo presidente do TCE-MG, Durval Ângelo, e pela deputada estadual e presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Bella Gonçalves, na sede da ALMG. O pai da jovem, Reginaldo Francisco, também participou do encontro.
Thainara morreu após ser detida e levada para uma delegacia sob a acusação de “resistência e lesão corporal”. A jovem, que estava grávida, teve a abordagem policial filmada, e o caso gerou ampla repercussão.
Segundo Bella Gonçalves, a atuação do promotor Guilherme Heringer no inquérito é considerada “absolutamente atípica, duvidosa e de blindagem”. A parlamentar afirmou que acompanha o processo de perto por meio da Comissão de Direitos Humanos.
“Ele concluiu no inquérito que o laudo da Polícia Civil que falava que Thainara tinha sido asfixiada poderia ser simplesmente desconsiderado, absorvendo então a conduta dos policiais ainda na fase de inquérito, antes mesmo de realizar qualquer denúncia que pudesse ser encaminhada ao Tribunal de Justiça, aceitando, na fase de inquérito, argumentos da defesa dos policiais militares e desconsiderando as inúmeras fraudes processuais que aconteceram nesse dia”, afirmou Bella Gonçalves.
A família e os apoiadores defendem que o afastamento do promotor é necessário para garantir imparcialidade, transparência e rigor na apuração das circunstâncias da morte da jovem. O caso segue em debate no âmbito institucional e jurídico.
Comentários