top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ceia segura: saiba como preparar, servir e armazenar alimentos

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura
Ceia segura: saiba como preparar, servir e armazenar alimentos
Divulgação
Ceias de fim de ano: confira dicas para garantir segurança alimentar e evitar riscos à saúde.

Cuidados simples na compra, preparo e armazenamento dos alimentos ajudam a prevenir contaminações durante as confraternizações.

Com a chegada das festas de fim de ano, aumenta o planejamento das ceias que reúnem famílias e amigos em torno da mesa. Para garantir segurança sanitária no preparo das refeições e mais saúde no prato, alguns cuidados são essenciais, desde a compra dos alimentos até o armazenamento das sobras. Confira orientações importantes para aproveitar as comemorações sem imprevistos.

De olho no prazo de validade
O prazo de validade indica o período em que o alimento permanece seguro para consumo, desde que armazenado conforme orientação do fabricante. Mesmo que o produto pareça adequado, alimentos vencidos podem estar contaminados por fungos e bactérias. Consumir produtos fora da validade pode causar intoxicações alimentares.

Atenção aos rótulos
Os selos em formato de lupa nas embalagens alertam sobre altos teores de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. Eles indicam que o consumo deve ser moderado, auxiliando escolhas mais saudáveis, mesmo em períodos de maior indulgência alimentar.

Embalagens danificadas não compensam
Verifique se alimentos resfriados ou congelados estão armazenados na temperatura correta. Embalagens com rasgos, furos, amassados ou umidade devem ser evitadas. Em casa, siga rigorosamente as orientações de armazenamento indicadas no rótulo.

Mãos limpas sempre
Lave bem as mãos antes e durante o preparo dos alimentos. Qualquer interrupção — uso do celular, ida ao banheiro ou atendimento na porta — exige nova higienização. Essa prática previne doenças de transmissão alimentar.

Cozinha higienizada
Após lavar as mãos, higienize bancadas, utensílios e equipamentos com água e sabão. Quando necessário, utilize solução de água sanitária diluída conforme instruções do fabricante. Mantenha o ambiente protegido de insetos e roedores.

Alimentos crus e cozidos separados
Evite contato entre alimentos crus e cozidos. Utilize utensílios diferentes ou lave-os adequadamente entre os usos. Armazene cada tipo em recipientes exclusivos e bem fechados para evitar contaminação cruzada.

Higienização correta de frutas e verduras
Lave frutas e verduras em água corrente para remover sujeiras visíveis. Em seguida, utilize sanitizantes próprios para alimentos, regularizados pela Anvisa, respeitando diluição e tempo de contato indicados.

É fake: vinagre não higieniza alimentos. Ele não possui ação desinfetante eficaz contra microrganismos.

Não lave carnes
Lavar carnes não elimina bactérias e ainda pode espalhá-las pelo ambiente, causando contaminação cruzada. O cozimento adequado é suficiente para eliminar os microrganismos.

Descongelamento seguro
Nunca descongele alimentos em temperatura ambiente. O correto é descongelar sob refrigeração, abaixo de 5ºC, ou no micro-ondas, quando o alimento for preparado imediatamente.

Uso de panos de prato
Embora comuns em residências, panos de prato acumulam umidade e resíduos.

Para reduzir riscos:
  1. Use panos diferentes para mãos e utensílios;
  2. Troque-os diariamente ou quando estiverem úmidos;
  3. Lave com água quente e sabão;
  4. Não os coloque no ombro;
  5. Prefira papel toalha para secar superfícies.

Cozinhe bem os alimentos
Carnes devem atingir temperatura suficiente para eliminar microrganismos. Observe mudança de cor e textura: partes internas não devem estar cruas, e os sucos devem ser claros.

Hora de servir
Mantenha alimentos quentes acima de 60ºC e frios abaixo de 5ºC. Reduza o tempo entre preparo e consumo. Utilize utensílios próprios para servir e evite reutilizar talheres levados à boca.

Sobras com segurança
Após a ceia, não deixe alimentos fora da geladeira por mais de duas horas. Armazene sobras em recipientes bem vedados e leve imediatamente à refrigeração. Retire ossos de carnes grandes para facilitar o resfriamento. Em geral, as sobras podem ser consumidas em até três dias, se mantidas abaixo de 4ºC. Alimentos com maionese e ovos crus exigem atenção redobrada.
Fonte: Informaçoes Anvisa

Gazeta de Varginha

bottom of page